Efemérides: 12 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1606 — Provisão nomeando vereador o licenciado Pero Guedes,
1668 — A Câmara delibera que os espingardeiros actuais e futuros dêem, por giro, uma figura da justiça muito bem ornada para a procissão de Corpus Cristi, ficando assim desobrigados de andarem misturados com qualquer outro império, por assim se usar na cidade do Porto.
1762 — O mestre pedreiro António Peixoto, da freguesia de Infantas, obrigou-se por escritura, a fazer a obra do camarim da capela-mor da Misericórdia a 3$600 reis cada braça.
1833 — Entrou nesta vila uma imensidade de carros de pinhas, ramos de loureiro, alecrim, etc., tudo por ordem dos juízes almotacés aos juízes da freguesias, os quais foram distribuídos pelos habitantes da mesma para à noite fazerem fogueiras às portas da suas casas. Estas medidas, além de outras como a limpeza das ruas, foram tomadas em consequência de se ter manifestado a cólera-morbus (epidemia), em Lisboa, e em outras partes do reino. PL
1859 — Sai o 1º número do jornal "O Vimaranense", 2º deste nome, (o título mal adequado), semanário político, às quintas-feiras, impresso
1879 — Enterrou-se a 1ª pessoa no novo cemitério da Atouguia, foi a 1ª mulher do Ventura de Melo, carreteiro; concorreram bastantes pessoas para ver o enterro sem padre sem haver capela, e para admirar o carro, a que puseram o nome "casinha de ferro" e os condutores em mangas de camisa.
1892 — Decreto cedendo à Câmara Municipal o Convento das Dominicas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home