Efemérides: 9 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1322 — As justiças de Braga, em respeito e cumprimento dos privilégios concedidos aos moradores de Guimarães de não pagarem portagem, passam um instrumento aos procuradores de Guimarães reconhecendo-lhes tal isenção na cidade de Braga.
1603 — O notável arquitecto
1799 — Alvará régio concedendo ao D. Prior licença para somente reparar a igreja da Colegiada, mas não para fazer edificações ou demolições nela conforme requeria.
1831 — Neste dia e no seguinte não saem as procissões das ladainhas por chover muitíssimo há mais de um mês continuamente, pelo que o Cabido fez preces nos dias 13, 14 e 15 deste mês para pedir sol, pois que todas as terras estavam por lavrar. PL.
1831 — É preso em sua casa frei José (Tripeiro), franciscano, natural desta vila e actual Guardião em S. Paio do Monte. O motivo da prisão, dizia-se que foi o desfloramento de uma menina, filha de um escrivão. PL. - Chamava-se frei José do Espírito Santo Gaia. J. L. de F.
1886 — Chega a esta cidade o entusiasta deputado deste circuito, João Franco Castelo Branco, tendo uma arrebata recepção e brilhantes festejos, de que era merecedor, sendo estreada a bandeira que as damas ofereceram, com o lema "antes quebrar que torcer", à Comissão de Vigilância.
1912 — Quinta-feira. - Neste dia e no seguinte ficou quase de todo demolido o albergue de Nª Senhora do Serviço, no terreiro das Beatas do Anjo, lateral à igreja de S. Paio; era administrado pela comunidade da curaria e nele residiam 8 mulheres pobres e idosas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home