Efemérides: 7 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1591 — Nasce em Aldão o dr. Simão Vaz Barbosa, irmão do célebre Agostinho Barbosa, mestre em artes, dr. Em cânones e cónego da nossa Colegiada; escreveu diversas obras de direito civil e eclesiástico, uma das quais teve 6 edições.
1705 — O Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, em visita à igreja de Aldão, manda enterrar a imagem de S. Sebastião e fazer outra capaz, bem como apagar as pinturas da igreja por estarem indecentíssimas. Também visitou Fermentões. Tagilde.
1761 — Carta régia ordenando ao Cabido que, por justos motivos e para mais segurança faça remover, para o cofre da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, os rendimentos do D. Priorado, então vago, dos quais era depositário o cónego António de Eça de Castro, ficando este sempre com cinco mil cruzados para as despesas obrigatórias da dita Colegiada.
1881 — Esta notícia é do padre António Caldas, que diz " Deve ser amanhã a inauguração solene e abertura do estabelecimento termal de Vizela e construído pela Companhia dos Banhos de Vizela. A este respeito corre entre o povo, e com muita insistência, que por tal ocasião, e em desagravo da profanação das águas, Vizela será submergida na circunferência de uma légua.!!! Ainda mais veremos... E mandem os padres missionar para África, porque eles aqui... Não são precisos. Está tudo civilizado, como eles querem". - Vide 17 de Setembro de 1880. Tudo do padre Caldas.
1882 — A Câmara instalou na feira da Rosa e realizou no terreiro do Cano a distribuição de 2 prémios: um de 30 e outro de 20 mil reis, e duas menções honrosas àqueles que ali concorressem com melhor e mais gordo gado. A distribuição fez-se ao meio-dia, assistindo a Câmara e o júri qualificador em palanques para isso levantados.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home