Efemérides: 5 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1674 — É dado conhecimento, ao corregedor de Guimarães, da carta de lei de 25 de Abril de 1674, para que os estudantes de Coimbra e outras pessoas que o não sejam, não possam pôr a capa pela cabeça nem trazer barrete, mas todos tragam chapéu, com pena de quem trouxer capa ou barrete sendo nobre será degredado por 5 anos para o Brasil, e sendo mecânico 5 anos para Angola, e uns e outros presos e logo remetidos ao Limoeiro da corte como respectivo auto.
1678 — Provisão régia autorizando a partilha dos montes de Correlos, Ribeirães e Pé de Carro, a requerimento dos moradores de Santa Maria de Silvares, S. Martinho de Candoso e S. Jorge de Selho.
1830 — Provisão, a requerimento de Gaspar Leite de Azevedo, declarando livre a venda de carnes frescas.
1854 — Em conformidade de uma portaria de 8 de Novembro de 1847 e do ofício nº35, de 25 de Junho de 1852 do Governador Civil, a Câmara Municipal nomeou uma comissão para organizar os "Anais do Município".
1863 — De tarde houve forte trovoada, o rio do Campo da Feira encheu extraordinariamente causando prejuízos; em Atães os enxurros deslocaram muitas pedras.
1869 — A Câmara renova a representação que já havia feito a El-rei em 16 de Junho de 1868 pedindo a conclusão da estrada do Porto, desde a Cruz da Pedra até à Madroa.
1891 — Principiaram em Vila Flor (Cavalinho) os trabalhos da Avenida da Indústria que liga a estação do caminho-de-ferro com esta cidade pelo lado do Campo da Feira. Era terça-feira.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home