Efemérides: 2 de Maio
1568 — Auto de conferência e composição dos pesos do repeso da vila com o padrão da Câmara.
1622 — Nasceu o autor das Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães", padre Torcato Peixoto de Azevedo. Era filho de João Rebelo Leite e de Isabel Peixoto de Azevedo. Foi presbítero secular e, além da obra referida, que só se publicou 140 anos depois da sua morte, deixou 22 volumes manuscritos, que constam das vidas de diversos reis de Portugal e Castela, e dos duques de Lorena e Bragança, assim como da descendência da casa da Áustria e da real de Castela, compreendendo doze desse volumes a genealogia das famílias nobres de Portugal.
1822 — Arrematou-se na casa da Câmara a carne verde pelo preço de 60 réis a perna, lombo e costelas, e por 50 réis o resto do boi. PL.
1836 — Na noite de hoje
1866 — A Câmara delibera: oficiar ao Governador Civil, pedindo-lhe fizesse ver ao ministro do reino os desejos que a Câmara tinha, que lhe fossem cedidos os livros em duplicado que houvesse na biblioteca de Braga e de outras, para formar uma nesta cidade.
1879 — O deputado por este círculo, dr. Rodrigo de Meneses, vimaranense, apresenta na Câmara Electiva representações da Câmara Municipal, 40 maiores contribuintes e associações desta cidade, pedindo a provação do projecto de lei para a construção da linha-férrea de Trás-os-Montes. Também pediu à comissão da fazenda, a quem o projecto estava afecto, que desse sobre ele seu parecer com a maior brevidade.
1885 — Principia neste dia a fazer-se no Campo da Feira o mercado de lenha que até então se fazia no Largo de S. Sebastião.
1887 — Segunda-feira - Toma posse da igreja de Tagilde em que fora provido o ex-reitor de Mascotelos, padre
1904 — Decreto nomeando Governador Civil de Ponta Delgada o vimaranense dr. José Coelho da Mota Prego.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home