Efemérides: 30 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1236 — O Arcebispo D. Silvestre sagrou a igreja de S. Miguel do Castelo.
1713 — O escultor Pedro Coelho, morador no Casal do Olival, de freguesia de Gondar, obriga-se na nota do Cabido, ao mesmo, a ornar de talha com folhas, pássaros, serafins e rosas, que mostrem variedade, o interior das 4 frestas da actual capela-mor da Colegiada e os caixilhos de fruteiras para as mesmas, tudo por 85$000 reis. NB : Esta talha foi substituída na reforma de 1830, e as duas frestas junto ao retábulo da tribuna foram abertas posteriormente à data de 1713 supra.
1830 — Na tarde deste dia foi dada uma busca às casas dos constitucionais, em Guimarães, com o fim de serem pesos os que encontrassem, mas nenhum se encontrou. PL.
1879 — A Câmara determina que a iluminação pública da cidade, desde o próximo 1 de Julho em diante, esteja acesa por toda a noite e não até á uma hora.
1916 — O arcebispo de Braga disse missa e deu a comunhão às 7 horas na igreja
1939 — À noite veio processionalmente da capela de S. Lázaro para a igreja da Misericórdia a pequena imagem de Nª Sª da Conceição, oferecida para a nova igreja da Penha por Júlio da Costa Pinto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
1 Comments:
Relativamente a este assunto, o conde de Arnoso estava ligado à casa de Pindela. PINDELA "foi sede de um morgadio instituido em 12 de Maio de 1526 por Luis Carvalho do Prado, escudeiro - fidalgo da casa de D. João III, descendente dos Senhores de Louredo e da torre da Juncosa e dos Pinheiros de Barcelos.
Como não tivesse filhos, o morgadio caíu em seu sobrinho, Simão Pinheiro Lobo do Prado, 7º Avô de João Machado Pinheiro Correia de Melo, 1º visconde de Pindela"*.**
*(32) Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - Lisboa , Ed. Enciclopédia Lda., s/d vol 21, p. 703.
**in CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos- BIOGRAFIAS/PERSONALIDADES FAMALICENSES
ecfamalic-Famalicão
Enviar um comentário
<< Home