Efemérides: 29 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1826 —
1828 — Às 7 horas da tarde chega a notícia de ter sido aclamado no Porto o sereníssimo infante D. Miguel rei de Portugal, pelo que saiu quase toda a nobreza (do seu partido) clero e muito povo aclamando-o com o maior entusiasmo, não cessando de tocar repiques e o fogo do ar. PL.
1836 — À aurora, meio-dia e anoitecer, houve repiques de sinos em toda as terras da vila e à noite houve iluminação geral por ser o aniversário da outorga da Carta Constitucional. PL
1879 — Reúne a comissão incumbida de estudar a proposta apresentada por Miguel da Costa Faria, da cidade do Porto, para iluminação pública pelo sistema Glog-gaz que foi de parecer unânime que tal proposta era inaceitável. A Câmara, em sessão no dia seguinte, resolveu, em harmonia com tal parecer, rejeitar a dita proposta.
1896 — Tendo havido nos 2 dias anteriores preces ad petendam pluviam (era grande a seca, que os lavradores não podiam lavrar), hoje às 6 horas sai em procissão de penitência, promovida pela Câmara Municipal, a imagem de Nª Sª da Oliveira, acompanhada pelo Cabido, Câmara, Irmandade de Nª Sª da Oliveira e numerosíssimo povo. Antes da saída houve sermão pelo padre José Maria Fiúza, capelão do regimento 20 de infantaria. De noite houve uma chuva miudinha, atribuindo-se a efeito milagroso resultante da procissão.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home