Efemérides: 27 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1128 — Confirmação e ampliação do foral de Guimarães, por D. Afonso Henriques, sendo ainda infante.
1130 — É a data em que, por Egídio Valasco, foi trasladada a provisão do Conde D. Henrique proibindo que os poderosos dos seus estados edifiquem casas suas moradas dentro da vila de Guimarães, sem consentimento do povo.
1805 — A Câmara atendendo a que no ano anterior se fizera exorbitante e escusada despesa com os pães bentos na festa do Espírito Santo, em prejuízo das obras necessárias do concelho em que unicamente deviam ser empregados os seus rendimentos, delibera que de ora em diante não se gaste em tal festa mais do que os 18 alqueires de trigo que pelo concelho lhe eram destinados.
1830 —
1833 — São, como medida preventiva, distribuídos pelos habitantes de Guimarães, bastantes ramos de loureiro, alecrins e pinhas, para à noite serem queimados, nas ruas da vila, como desinfectantes da maligna, que então aqui grassava, os quais foram mandados distribuir pelos juízes almotacés e conduzidos pelos lavradores das freguesias das aldeias, que para isso foram embargados. PL
1862 — Domingo. - Leilão de prendas, no Toural, em benefício do projectado Asilo de Santa Estefânia.
1903 — Reabre a Fábrica de Tecidos da Avenida, sob administração da Companhia (de Campelos) de Fiação e Tecidos de Guimarães.
1905 — Principia a demolir-se o tanque do Largo de João Franco Castelo Branco, só o depósito da água.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home