Efemérides: 3 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1272 — Os frades franciscanos, em razão das perseguições que lhe faziam o Deão de Braga, em sede vacante, e o Cabido de Guimarães, largam o hospital do concelho, onde estavam desde 25 de Novembro último, e voltam para o seu 1.º Convento da Fonte Santa.
1834 — A feira do gado foi mudada para o Cano e a do pão para S. Francisco.
1846 — Domingo. - Das 11 horas para o meio-dia, principiaram os empregados desta vila a pegar em armas e mais alguns polícias e se apresentaram na Praça do Toural, a esperar os guerrilhas das Caldas e Sande que se dizia que vinham a esta vila e o esquadrão de cavalaria estava debaixo da alfândega pronto para atacar os guerrilhas se eles tivessem a ousadia de entrarem na vila. Pela uma hora da tarde entrou a coluna do tenente-coronel Moniz pela Rua Caldeiroa, a qual vinha das Caldas de Vizela e depois de formar na Praça do Toural foi aboletada militarmente. Às 8 horas da noite chegou uma força nº 8 que vinha de Braga. Tanto uma como a outra força veio em consequência das participações que a autoridade tinha feito de que os guerrilhas da parte das Caldas queriam entrar na vila. PL.
1863 — A Feira da Rosa, anunciada para 5 dias, foi só neste dia e não prestou.
1875 — Na casa nº 16 da Rua Nova do Muro dá princípio às suas operações a Bolsa de Guimarães. Durou pouco tempo, era iniciativa particular.
1891 — Os fafenses realizaram comício para representarem ao Governo a fim de ser sustentada a concessão do prolongamento do caminho-de-ferro de Guimarães à sua vila.
1906 — Decreto alterando a classificação de alguns concelhos em que o de Guimarães ficou de 1ª classe.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home