Efemérides: 11 de Maio
Torre de S. Bento e Porta de Santa Luzia no final do séc. XIX (reconstituição do Dr. Moura Machado).
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1823 — Entra aqui o regimento nº 15 de infantaria, no meio de calorosos vivas, repiques de sinos e foguetes do ar, desfilando por baixo de um arco triunfal, levantado na Porta da Vila. Os constitucionais dão neste dia um jantar a todo o regimento, havendo iluminação geral à noite. PL.
1840 — Principia a demolição da antiga Torre da Graça, vulgo "Torre de S. Bento", nas muralhas da vila. Depois dos pedreiros terem deitado abaixo algumas pedras, esta obra foi embargada pelo Cabido, representado pelo cónego Pinheiro. PL. A Câmara foi quem ordenou a demolição "não só por estorvar o trânsito público, como também por servir de lugar que ocasionava roubos e espancamentos, e torpezas contra a moral".
1842 — Chegou a esta vila a notícia de ter sido nomeado Par do Reino o Barão de Vila Pouca. PL.
1870 — Acórdão da Junta Geral do Distrito confirmando a deliberação camarária de 10 de Maio de 1870 que criava um mercado mensal em S. Torcato no 2º domingo de cada mês. A Câmara, em sessão de 14 de Outubro de 1885, mudou este mercado para a 1ª sexta-feira de cada mês.
1886 — O deputado deste círculo eleitoral, João Franco Castelo Branco, visita as Taipas e a Citânia.
1888 — Decreto anexando para os efeitos administrativos a freguesia do Paraíso à de S. Jorge de Cima de Selho.
1894 — O Administrador do Concelho, Manuel de Castro Sampaio, envia uma circular aos párocos, para recomendarem a aplicação do sulfato de cobre no tratamento das vinhas, desvanecendo aos povos o receio que nisso tinham.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home