Efemérides: 14 de Maio
A zona do Castelo numa fotografia de 1903 (no primeiro plano, terras removidas do antigo cemitério, conhecido por “Campo Santo Velho”)
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1473 — Escritura em que João de Barros, cónego de Braga, faz promessa ao Cabido de Guimarães de renunciar em seu favor as igrejas de S. Gens e Tolões, suas pertenças e anexas, de que ele era administrador perpétuo.
1548 — Entrou em Guimarães o infante D. Luís, 4º filho de El-rei D. Manuel, vindo de S. Tiago da Galiza. A vila o foi esperar ao Miradouro com uma dança mourisca de 300 meninos e João de Évora, seu mestre, por rei. A S. Lázaro lhe saiu uma dança de moças bem parecidas e concertadas, que dançavam muito bem, de que ele gostou, e lhe cantavam "Meninas de Alfama/Não vades ao chafariz/Bem sabeis as tretas/ Do infante D. Luís." Esperado na Colegiada pelo D. Prior e Cabido debaixo do pálio, hospedou-se na Rua de Santa Maria, casa de António de Mesquita do "Corrego", que fora de João de Figueiroa (defronte do asilo de Santa Estefânia). No dia seguinte corrida de touros, e um matou um homem, e, em seguida, no mesmo dia foi ver o Mosteiro da Costa, de onde logo voltou para os paços do duque onde houve lutadores e à noite vendo a vila, que D. Teodósio, Duque de Bragança, dera em dote ao infante D. Duarte, irmão de D. Luís, disse " Se quem te deu te vira, não te dera"". - De um manuscrito de André Aff.º Peixoto.
1770 — Faz a sua entrada solene com o maior fausto na Real Colegiada o D. Prior, D. Domingos de Portugal e Gama. Fundou o antigo cemitério, vulgarmente chamado Campo Santo.
1836 — Falece o muito conhecido Salpicão, dono da antiga estalagem a que dera o nome, situada na Praça da Oliveira. Foi sepultado no dia seguinte na igreja do Campo da Feira. PL.
1886 — O Conde de Margaride dá uma esplêndida soirée, que terminou às 5 horas da manhã, em honra do seu hóspede Franco Castelo Branco.
1911 — Promovida pela direcção do Centro Republicano de Guimarães, apesar do mau tempo, realizou-se uma excursão a Vizela, onde os excursionistas fizeram um comício de propaganda eleitoral no qual houve grande chinfrim, que os jornais não noticiaram.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home