Efemérides: 16 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1258 — Carta de El-rei D. Afonso III, em Guimarães, mandando fazer 4 feiras anualmente no Castelo de Guimarães, com muitos privilégios, durante cada uma 4 dias, no meado dos meses de Junho, Dezembro e Maio, não se mencionando uma que devia ser
1795 — Aviso régio, passado em Queluz, que concede ao D. Prior a pedra das torres da Porta da Vila e de S. Bento, para a reedificação da Colegiada e igreja, conforme já havia sido dada ao Cabido a torre de Nossa Senhora da Guia para a construção da casa capitular. A da Porta da Vila alagou-se primeiro que a de S. Bento.
1838 — Aluiu um grande pedaço da Ponte de Santa Luzia, quase no meio, para a parte do poente, ficando transitável só para gente a pé, passando esta só por um fieira de pedra que ficou para a parte do nascente. Esta ruína foi causada pelas muitas chuvas que tinham caído e, ela ser por dentro de terra, a foram minando até que caiu. PL.
1855 — A Câmara representa a El-rei, pedindo para expropriar os banhos do Mourisco e do Médico e terrenos adjacentes em Vizela.
1861 — Principia o serviço da linha telegráfica daqui para o Porto.
1867 — Estreia de uma companhia de cavalinhos, italiana, que aqui chegou no dia 7, no quintal da Casa dos Lobos, próximo à Misericórdia, hoje pertencente à Associação Comercial.
1875 — Foi, com pompa, benzido o Senhor do oratório de Relho; à noite iluminação, fogo e música do Jacinto Maneta.
1885 — De manhã, uma vela que ardia no altar de Nossa Senhora da Conceição, na igreja
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home