Efemérides vimaranenses: 2 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1596 — Recebeu o hábito franciscano no Convento de Santo António dos Olivais, em Coimbra, frei Antão de Guimarães, o qual ocupou diversos lugares de distinção na sua ordem.
1643 — A Câmara mandou chamar João Fernandes, da Rua de Couros, e contratou com ele "fazer um folia de moças de sete figuras entre mulheres com suas violas e tambor para a procissão de Corpus Christi por preço de mil e oitocentos réis a qual só faria com toda a perfeição a qual sairá da igreja de Nossa Senhora da Oliveira e irá acompanhando a dita procissão cantando sempre a contento deles oficiais da Câmara a este povo e à tarde virão aos touros a esta Câmara."
1644 — Na nota do tabelião Francisco Veloso é doado a António de Jesus, ermitão da capela de Nossa Senhora do Bom Despacho, sita na freguesia de S. Pedro Fins de Gominhães, por João de Almeida, o usufruto de uma lapa, denominada Lapa da Palha, para ele António de Jesus poder viver; porém, ao seu falecimento, voltará ao poder de João de Almeida, morador no casal de Almeida, da dita freguesia, com qualquer melhoramento que o falecido haja mandado fazer.
1672 — Faleceu no Real Mosteiro da Costa o padre frei Jerónimo de Barcelos, teólogo insigne, lente jubilado, natural de Barcelos. Professara em 1615 neste convento e nele foi prior em 1652 a 1654 e deu principiado ao dormitório, fazendo o 1º lanço. Deixou 3 tratados em manuscrito, com os títulos "Tratactus de Visione","De Vountate" e "De Praedestatione".
1793 — Em a noite deste dia, chegou a Guimarães a notícia oficial do nascimento da Princesa da Beira. Foi logo anunciada por um repique de sinos em todas as torres da vila e por uma cavalhada, que, percorrendo todas as ruas, levantava continuados vivas à princesa recém-nascida. NB: os repiques foram em todas as torres das igrejas da vila.
1838 — A Câmara, em ofício para o administrador geral de Braga, relatando o sucedido nos enterramentos em Sande, diz: "Sem dúvida Ex.mo Sr. estes ousados e escandalosos acontecimentos não só deixam de ser seguidos pelos povos de outras freguesias ficando aqueles impunes mas até podem ser funestos. Esta Câmara não pode deixar de lembrar a V. Exa. que muito tem concorrido para esta insubordinação o mau exemplo dos Terceiros Franciscanos e Dominicos desta vila tornarem a enterrar em suas igrejas ou nas dos extintos frades, e se para isso obtiveram alguma licença não seria pouco o enterrarem nos claustros enquanto se não prontificasse o cemitério público, porém esta Câmara confiada nas sábias providências de V. Exa. espera ver cessado semelhante abuso, dignando-se V. Exa. pedir ao governo de S. M. F. a decisão do terreno pedido para o cemitério público desta vila."
1842 — Fez-se divisão do anel de água que S. Majestade concedera para uso do hospital de S. Domingos, na caixa do Largo de S. Domingos, com assistência do presidente da Câmara, José Joaquim Vieira, administrador do concelho, José Inácio de Abreu Vieira, prior da Ordem, Manuel de Freitas do Amaral e Melo e mesários, fazendo-se neste acto os termos de posse em conformidade com as portarias do governador civil, conde de Vila Pouca.
1857 — Chegaram 6 mulheres, presas pela polícia de S. Paio de Vizela, por terem saído ao encontro de outras que conduziam para suas casa milho em sacas que levavam à cabeça, rasgando-lhes as sacas e espalhando-lhe o milho pela terra.
1861 — Foram colocadas duas portadas de ferro no quarteirão do hospital de S. Domingos em construção, junto à sua capela.
1891 — Foi reeleito deputado por Guimarães, por 1419 votos, o dr. João Ferreira Franco Pinto Castelo Branco.
1909 — Domingo. - A Associação dos Bombeiros Voluntários realizou um bando precatório em benefício das vítimas do terramoto de Ribatejo; rendeu 444$620 réis.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home