Efemérides vimaranenses: 27 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1528 — Tomou posse do Mosteiro da Costa que até ali era dos cónegos regrantes de Santo Agostinho, em nome da Ordem de S. Jerónimo, o prelado superior da mesma ordem, frei António de Lisboa, mais conhecido por frei António Moniz, o sábio reformador da Ordem de Cristo, por diligência de El-rei D. João III. Esta posse foi-lhe dada pelo Dr. João Lourenço, juiz de fora de Guimarães, com assistência, como representante da justiça, de João Ribeiro, notário apostólico de Guimarães e tabelião judicial em todo o distrito, servindo de testemunhas os carpinteiros João Anes, Pedro Gonçalves e Sebastião Gonçalves.
1783 — Alvará da Junta da Administração das Fábricas do Reino concedendo a Isidoro José Ferreira, natural de Lisboa, residente em Guimarães, autorização para aqui estabelecer uma fábrica de manufactura toda a qualidade de charneiras e fivelas de ferro, devendo dar conta anualmente do estado e aumento do fabrico e número de oficiais, etc.
1844 — Morreu na quinta do Salgado, José Lourenço, vulgo o Galego de Aldão, o qual não quis receber os sacramentos da Santa Madre Igreja. Foi depositado e sepultado no dia seguinte na igreja de Santo Estêvão. Tinha vendido a quinta do Salgado onde morreu a José Martins, de Aldão, por 23 mil cruzados poucos tempos antes da sua morte, os quais estavam em poder de Manuel Baptista (Sampaio), negociante de mercearia no Toural, e o filho se queria chamar seu herdeiro! P. L.
1847 — Chegou a esta vila o padre Casimiro, com alguma gente miguelista, que tinha reunido o padre João (vulgo o "Presbítero") do Cano e o mesmo padre Casimiro e outro padre de Vieira, Rosas, etc. P. L.
1864 — Começou neste dia, partindo da rua dos Trigais, o empedramento da nova estrada desta cidade para a vila de Fafe.
1902 — O presidente da Câmara dirigiu um telegrama ao Ministro da Fazenda pedindo a prorrogação do prazo para pagamento da contribuição predial, em vista da extraordinária confusão e grandes dificuldades que tinha dado neste lugar o haver-se posto este ano em vigor a matriz organizada em 1889! Sem ter havido agora revisão à mesma em 13 anos .
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home