Efemérides: 27 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1280 — Falece no convento
1657 — A Câmara determina que a ponte de Sta. Luzia que andava a fazer-se de 16 palmos de largo, se lhe acrescentasse mais um palmo.
1840 — Às Trindades, deram duas facadas em um procurador de demandas, chamado Manuel Basto, ao pé da sua casa, morava na rua de Val-de-Donas. Passados 2 dias foi preso um sapateiro, filho de um Vieira da rua de Couros, por o ofendido se queixar de ser ele que lhas tinha dado. As facadas foram dadas, segundo se dizia, por ele Basto ser procurador de uma demanda contra o sapateiro. P. L.
1858 — A Câmara faz a 1ª tabela com o número de badaladas para os sinais de incêndio, dividindo para isto a cidade em 7 estações, sendo 10 o número de badaladas para a 1º estação e 22 da última, as quais eram dadas depois de dar o toque a rebate.
1858 — A Câmara representa a El-rei pedindo-lhe que a Câmara de Braga lhe entregue um exemplar de cada obra que na biblioteca dessa cidade existisse em duplicado, para nesta estabelecer bilblioteca.
1884 — Sobe pela primeira vez à cena, no teatro de D. Afonso Henriques, o drama inédito de costumes popular "A Cruz do Outeiro" devido à pena do nosso cónego doutor António Joaquim de Oliveira Cardoso.
1886 — A
1886 — O povo de Braga recebe com entusiasmo a comissão que no dia 20 partiu para a capital para tratar sobre o conflito bracaro-vimaranense. Houve discursos, não faltando os do visconde de Pindela!!! Malandro, falso filho de Guimarães!!!
1901 — Fez estreia a companhia equestre, ginástica e mímica, composta de 15 pessoas de ambos os sexos e 11 cavalos de várias raças amestrados em liberdade e saltadores, dirigida pelo professor de equitação M. Luigi Cardinali, condecorado na cidade do Porto com a medalha de ouro e o diploma de honra.
1915 — Desde as 6 até às 7 da manhã caiu neve em abundância que atingiu
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home