Efemérides: 20 de Janeiro
Alguns acontecimentos do dia 20 de Janeiro, extraídos do manuscrito Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, pertencente à Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento:
1529 — El-rei D. João III, em Lisboa, confirma a carta dada por El-rei D. Fernando em Leiria a 30 de Novembro de 1376 em que determina "que os fidalgos possam estar em a vila de Guimarães oito dias quando aí vierem e nos ditos oito dias lhe poderão ser dadas sem dinheiro, e o mais que por seus dinheiros e se aí estiverem mais tempo pagarão as ditas casas e camas, e o mais que houverem mister" - Perg.º nº 75 da C. M.
1609 — O arcebispo D. Agostinho de Jesus deu a cabeça de uma das onze mil virgens a Gonçalo Faria de Andrade, e este deu-a ao convento de Sta. Clara.
1766 — Decreto do arcebispo, ordenando à abadessa de Sta. Clara não conceda locutório, nem dê licença, a religiosa alguma para ir falar à portaria, nas rodas ou crivos, sem examinar primeiro com toda a vigilância a qualidade das pessoas que procuram falar às religiosas, e que depois de conceder as ditas licenças, por julgar necessárias, vá pessoalmente aos locutórios e examine, se as pessoas são as mesmas para quem as concedeu, e se nelas há perturbação, ou divertimentos impróprios do estado religioso.
1869 — Inauguração da Real Fábrica de Tecidos de Algodão, Linho e Lã, no lugar de Caneiros, freguesia de Fermentões, fabrico manual, sob a firma comercial de Guimarães, Filho e Sobrinho. O título de real foi-lhe em portaria de El-rei D. Luís e o infante D. Augusto.
1875 — Instalação do Banco Comercial de Guimarães, na casa no nº 19 do Campo da Misericórdia. Principiou a funcionar em 1 de Maio de 1875.
1880 — À noite, recebeu-se a notícia de que pelo ministério das Obras Públicas haviam sido expedidas ordens para se proceder imediatamente aos estudos da avenida de ligação entre esta cidade e a estação do caminho-de-ferro, em Vila Flor. Às 8 e meia uma banda de música, seguida de um numerosíssimo grupo de populares, com archotes acesos, percorreram as principais ruas dando vivas.
1886 — A Câmara de Guimarães representa à dos Deputados pedindo-lhe a aprovação do projecto que desanexa o concelho de Guimarães do distrito de Braga e o anexa ao do Porto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home