Efemérides: 22 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1588 — Sentença do ouvidor de Braga, Sebastião Gil, sede vacante, concedendo que o cano da água vá pelo adro da igreja de S. Paio, o que já autorizara o Cabido da Colegiada padroeiro. A Câmara alcançara provisão régia para trazer água para a vila, e já ali estava, e agora para passar pelo adro para o novo chafariz do Toural pretendia licença.
1644 — O cónego arcipreste de Guimarães, Baltazar de Meira, perfilhou, na nota do tabelião Francisco Veloso, a Francisco Meira, que o houve de Bárbara
1744 — A Câmara, nobreza e povo, informam a S. M. que era justo dar-se de esmola 400$000 réis das sobras dos bens de raiz aos frades
1787 — O Cabido, em sessão plenária, delibera demolir a torre de N.ª Sr.ª da Guia que estava a alagar-se, para o que desde 18 de Fevereiro de 1778 tinha provisão régia que lhe concedia a pedra da dita torre para a construção da sua nova casa capitular, e que, pela demora havida em a demolir, a Câmara pedira a S. M. lha concedesse para as ruas da vila.
1838 — O Barão de Almargem, general da província, estabelece aqui seu quartel general, que desde muitos anos era
1875 — Esteve aberta nesta cidade, em Braga e no Porto, a subscrição para o novo Banco Comercial de Guimarães, a qual excedeu muito a quantia pedida, que era de 500 contos em 1000 acções de 50$000 réis, havendo por isso rateio talvez superior a 80 por cento.
1879 — Principiou-se a fazer a parede para fechar o terreno de N.ª Sr.ª da Penha. A 29 e 30 deste mês fizeram-se ali as primeiras plantações de árvores. A cerca ficou completamente fechada no mês de Fevereiro, fazendo-se a segunda plantação a 9 de Março deste ano. - Vide este dia 9.
1893 — Falece
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home