Efemérides vimaranenses: 22 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1637 — O Cabido multa o arcediago Jerónimo da Rocha Freire em 6 dias de risco dos vencidos e o capelão (cónego cura) António Coelho em 2 dias idem, não só pelas afrontas e más palavras que entre si tinham trocado dentro da igreja, como por aquele querer dar neste com uma tocheira.
1668 — A mesa e definitório da Misericórdia resolveram aceitar o legado de 300$000 réis que os padres Francisco Ferreira e Leandro Correia, residentes no seu eremitério do Bom Jesus de S. Roque queriam instituir, para a Misericórdia lhes dar anualmente e aos padres sucessores que assistam no dito eremitério, 10$000 réis para dizerem 100 missas por intenção deles instituidores.
1708 — Provisão régia ordenando ao Juiz de Fora de Guimarães que imediatamente prendesse os ciganos que achasse e tinham entrado neste reino sem serem naturais dele, e os que fossem naturais, filhos e netos de portugueses com hábito, génio e vida de ciganos, que assistissem dentro na sua jurisdição, os obrigasse a que se vestissem do costume do reino e não consentisse trazerem traje particular, constrangendo-os também a tomarem domicílio certo de onde não sairão sem licença régia nem andariam vagabundos em quadrilhas pelo reino, e com os que assim não fizessem se praticariam as penas das leis sobre esta matéria mandadas publicar, e na execução desta diligência lhe havia por muito recomendado para que pusesse todo o seu cuidado e desse conta do que nela obrasse por mão do secretário da real Câmara e do despacho da mesma do Desembargo do Paço, advertindo-lhe que esta ordem ficava registada para dela lhe ser pedido conta, e de qualquer descuido que tivesse na sua execução, seria severamente castigado.
1722 — Pela vereação foi permitido ir buscar pão e milho ao Porto e outras partes, livremente, devendo ser vendido somente na casa do recolhimento.
1767 — Falece frei Manuel de S. Dâmaso, franciscano da província da Soledade em Portugal, o qual deixou várias obras escritas.
1827 — "Por ser o aniversário da imperatriz, mulher do Sr. D. Pedro IV, vem ao Campo do Toural o corpo dos Voluntários Reais de D. Pedro IV desta vila e aí dão vivas ao Sr. D. Pedro IV, à imperatriz sua esposa, à Sr.ª D. Maria II e à infanta D. Isabel Maria. P. L.
1838 — A administração do concelho emprega os meios para descobrir os ladrões das pratas e vasos sagrados de Santa Maria de Airão. A 1 de Março de
1864 — O Governador Civil Januário Correia de Almeida (conde de S. Januário) e o seu secretário geral, chegam a esta cidade e seguem para a vila de Fafe, por causa dos conflitos que lá tinha havido na eleição da comissão do recenseamento, em que um oficial da administração e outro da fazenda, armados de revólveres e facas, tentaram contra a vida do deputado Joaquim Ferreira de Melo e de um seu sobrinho, desarmando estes, os agressores, na presença dos 40 maiores contribuintes que se retiraram horrorizados pelo sucedido sem realizarem a eleição.
1888 — Grande comício no Salão da Associação Artística Vimaranense para representar ao Governo contra o projecto de lei que obrigava as corporações religiosas a depositarem os capitais na caixa geral dos depósitos.
1888 — Sobe 2ª vez no seu balão "
1904 — Foi entregue ao poder judicial e deu entrada na cadeia civil, José da Silva Oliveira, "O Zezinho de Segade", reconhecido assassino de Francisco Ribeiro Martins da Costa (Agra).
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home