Efemérides vimaranenses: 21 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1162 — O arcebispo de Braga, D. João Peculiar, consagrou a igreja de Vila Nova de Infantas a Santa Maria.
1606 — Em sessão de Câmara, o pedreiro Domingos Manuel, morador na rua Caldeiroa, arrematou por 7$600 réis fazer o conserto do Pelourinho, e Martim Gonçalves, morador nas Hortas do Prior, também por arrematação, obrigou-se a tanger, durante o ano, o sino de correr desta vil, por 6$000 réis.
1826 — Cai do Arco da Cruz da Argola um homem e morre logo. P. L.
1847 — Chegou a esta vila o padre José Laje e mais alguns voluntários de El-rei, os quais vinham de Braga, por lhe constar o ter chegado a Vila Nova de Famalicão uma força do Porto, comandada, segundo se dizia, pelo Barão de Almargem. Era pela Junta do Porto. P. L.
1869 — Despacho do Ministro do Reino, concedendo licença à Misericórdia para adquirir por compra um terreno indispensável para regularizar a edificação do seu novo hospital.
1887 — 6ª feira. Por ordem da Câmara principia a demolição da capela de S. Tiago, sita no lugar do mesmo nome, antiga Praça do Peixe, e depois Praça de S. Tiago.
1889 — Reúne a Associação Comercial para tratar da questão da selagem de tecidos, e delibera representar e El-rei para revogar o decreto e regulamento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home