Efemérides vimaranenses: 19 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1236 — D. Sancho, em Coimbra, confirma a carta de imunidade dos cónegos e seus serventes, dada por seu avô, para que os não peitem de voz nem calúnia. - vide V. M. H. doc. 221, fl. 203.
1661 — Em vereação: foi proibida aos mesteirais vender vinho de pessoas eclesiásticas e estas o venderão onde lhes parecer por pessoas de suas casas.
1792 — No ano passado, 1791, Francisco de Oliveira Ribeiro, que em tempo teve no Porto teares para fabricar toalhas adamascadas e tecidos de algodão (vide 20 de Setembro de 1781) e veio para Guimarães auxiliado pelo Corregedor José Diogo de Mascarenhas Neto que sempre lhe deu todo o auxílio e protecção, e estabeleceu uma fábrica de tecidos de algodão, adamascados, toalhas, guardanapos, lenços, etc., no Miradouro, mas por falta de água não podia tê-la em contínua laboração, pede à Rainha licença para aforar
1809 — Abriu-se a aula de retórica e poética no convento de S. Domingos, regida por frei António Pacheco.
1847 — "Chegaram a esta vila alguns presos que estavam nas cadeias de Braga, conduzidos por voluntários de El-rei, por se recear que viesse aquela cidade o Barão do Casal, ou força da sua brigada. Esta vila continuava a sofrer o grande peso dos aboletamentos, tendo deitado mais alguns àqueles que já tinham seis e oito". P. L. Os presos vieram acompanhados por uma escolta de voluntários de El-rei, pertencentes ao batalhão de Braga, organizado pouco tempo antes em Guimarães, ao mesmo tempo que o desta vila, tendo este, por comandante um indivíduo de apelido Cutalho. Este dois batalhões tinham bastante gente, recebendo cada uma das suas praças 160 réis diários. Nada tinham com os antigos voluntários realistas. Estes também foram chamados a alistar-se, mas, não obstante serem ainda vivos muitos, foi limitadíssimo o número dos que se apresentaram.
1877 — Portaria do ministério das obras públicas, concedendo à Câmara de Guimarães o subsídio das obras públicas de 1.367$881 réis, equivalente à terça parte da quantia orçada, para a construção do lanço da estrada municipal de Guimarães a S. Torcato, situado entre o rio Selho e S. Torcato, no comprimento de
1889 — O Deputado progressista, ex-administrador deste concelho, capitão Francisco José Machado, apresentou na sessão da Câmara dos Deputados um projecto, que não vingou, para reorganização da Colegiada.
1890 — Realizou-se no teatro de D. Afonso Henriques a assembleia da Sociedade Martins Sarmento, em forma de comício, para aderir ao movimento patriótico do país contra o proceder da Inglaterra.
1917 — Na noite deste dia, 19 para 20, foi arrombada por meio de chaves falsas a igreja de Sta. Maria de Silvares, e roubados 1 cálice com patena e 2 vasos.
1919 — Implantação da Monarquia, a qual durou 25 dias.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home