Efemérides vimaranenses: 23 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1387 — Por carta régia, passada em Guimarães, foi dada a Fernando Afonso Correia a honra de Lanhas (hoje incorporada na freguesia de Santa Maria de Airão), que tinha sido deixada por Leonor Afonso, aia que foi do infante D. Dinis, em testamento a seu sobrinho Diogo Afonso, o qual andava em serviço de El-rei. - Torre do Tombo, chancel. de D. João I, fl. 179.
1400 — Foi sagrada a capela-mor (anterior à actual) da igreja da Colegiada, mandada edificar por El-rei D. João I. Foi sagrante o bispo de Coimbra, D. João de Azambuja com licença do arcebispo de Braga, D. Martinho de Miranda, que teve por assistentes o arcebispo de S. Tiago da Galiza, D. João Manrique, e o bispo de Cidade Rodrigo, D. Rodrigo. Estiveram presentes El-rei D. João I e sua esposa D. Filipa, e o filho bastardo de El-rei, d. Afonso, conde de Barcelos e mais tarde duque de Bragança.
1610 — O cónego magistral, licenciado Gonçalo Velho, faz doação à Misericórdia de que era provedor o cónego Jerónimo Carvalho da Fonseca, do dinheiro dos depósitos que estavam feitos dos foros que se deviam do casal do Assento da igreja de S. Pedro de Azurém do tempo
1621 — A Câmara deliberou que não houvesse venda na Cruz da Argola, por ser em muito prejuízo desta vila, mandando notificar o homem que estava a vender no dito lugar, que incorreria na pena de dois meses de cadeia se vendesse coisa alguma ou se recolhesse pessoas ou almocreves.
1638 — Faleceu no real mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, com fama de santidade, a soror Antónia da Assumpção, natural de Guimarães, educada no mesmo convento, onde concertou e armou a capela de Jesus, colocando nela a imagem de Cristo com a cruz às, costas "a obra de mais espírito que tem este mosteiro" - Hist. Serph. Tom. 2º
1731 — Provisão da Junta dos 3 Estados, dirigida ao Corregedor para ele taxar quanto deviam levar para papel, penas e tinta e por escrever os escrivães do lançamento dos 4 e meio por cento, a fim de cortar os abusos existentes e exorbitantes.
1830 — Sai o Bando da Câmara na forma o costume, levando uma guarda de honra de voluntários realistas, publicando o luto que se havia de ter pela morte da imperatriz - rainha D. Carlota Joaquina. Enquanto o Bando andou fora dobraram os sinos em todas as torres da vila. P. L.
1831 — Cai uma casa na Estrada Nova ao pé da "racha-cus", escapando milagrosamente a gente que estava dentro dela. Supõe - se que caiu pelo grande temporal que nesta noite houvera, e que já há dias tinha feito grandes estragos em diferentes partes. P. L.
1832 — Chega uma leva de 8 padres presos por opiniões políticas, que estavam no aljube de Baga e marcham no dia seguinte para a província da Beira. P. L.
1836 — Portaria, por resolução régia de 19 de Dezembro de 1835, revogando a concessão da água do mosteiro da Costa para fornecimento da vila, pois causava um prejuízo de 6 contos de réis ao convento, e havia água bastante se fosse bem aproveitada.
1881 — Falece no Brasil às 4 horas da tarde, tendo 58 anos de idade o maestro Francisco de Sá Noronha. - Vid. Diccio. Portugal, 5- 106.
1910 — José Fernandes, proprietário, do lugar da Madalena, pegou na espingarda para ir caçar melros, ela disparou-se e levou-lhe os dedos das mãos de que foi preciso operá-lo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home