Efemérides vimaranenses: 27 de Novembro
Escudo utilizado em Guimarães nas cerimónias de quebra dos escudos.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1433 — Carta de El-rei D. Duarte confirmando todos os privilégios do mosteiro e couto de S. Torcato. Lº 1º D. Duarte, fl. 137.
1522 — Provisão régia, concedendo aos almotacés de Guimarães levem almotaçaria: de cada carga de pescado fresco, um arrátel do mesmo, de cada carga de sardinha, uma dúzia da mesma; não levando almotaçaria de nenhum outro pescado seco nem marisco nem de nenhuma fruta, posto que costumassem levar; da carne, se na vila, se costumasse levar antes da Ordenação Nova, levariam tanto quanto então se levava e pela maneira que se devia levar.
1613 — O Cabido multou o cónego cura António Coelho, porque no domingo 24 deste mês estando na sacristia o arcediago e o cónego Pero Gonçalves revestidos para celebrar a missa da Terça, clérigos e seculares "dissera publicamente contra o cabido e governo da igreja, reprovando o que o cabido tinha assentado, que o cabido desta igreja tomasse o seu assento e acordo limpasse com ele e metesse nas partes traseiras, nomeando desonestamente por seu nome português", no que causou muito escândalo aos presentes e grande irreverência ao lugar sagrado da sacristia e às santas relíquias e imagens que nela estavam.
1811 — Provisão concedendo licença a
1821 —
1832 — Por ordem do corregedor embargam-se nesta vila, serras, formões e vários ferros pertencentes a carpintaria, tudo para o exército do sr. D. Miguel. P. L.
1861 — Quebra dos escudos, pela morte de El-rei D. Pedro V. Última vez que este acto se realizou.
1885 — 6ª feira - À noite presenciou-se nesta cidade um curiosíssimo fenómeno meteorológico: uma formosíssima chuva de estrelas cadentes, ou bólides, que se cruzavam com intenso rasto luminoso em toda a abóbada celeste. Não faltaram comentos populares, nem os sustos de alguma desgraça iminente. Em todas as janelas e ruas se viam grupos alongando o pescoço para o céu para presenciarem o fenómeno.
1910 — Publicou-se o 1º número da "Alvorada", semanário republicano. Director A. L. de Carvalho, editor Dr.
1934 — O Comércio de Guimarães traz a seguinte local com epígrafe "Lamentável". 3.ª feira -Tendo ido a Braga ontem 26 os estimados jogadores do Vitória senhores
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home