Efemérides vimaranenses: 26 de Novembro

O Toural. À direita, a Casa do Toural.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1477 — Alvará do duque de Guimarães, passado em Lisboa, mandando que os caseiros da Igreja de Santa Maria de Guimarães não vão servir em guerra nem as guarnições.
1616 — Na rua do Rossio, à Porta do Olival, da cidade do Porto,
1625 — Provisão régia para que o corregedor vá por toda a terra da sua jurisdição ver as terras que estão abandonadas e sem estar cultivadas, e obrigue os donos delas a semeá-las, para não ser preciso tanto pão de fora.
1743 — Provisão confirmando outras aos frades
1785 — A Câmara deliberou proibir aos moradores que entestam com o muro do Toural, ter em cima dele vasos, cortiços, ou outras coisas, nem dele atirar, terra, pedras, água, etc., sob pena de 6$000 réis, isto por queixas apresentadas à Câmara.
1841 — "Na noite de hoje para amanhã foi cercada a Casa do Toural por tropa para prenderem a Rosa do Toural, por se achar envolvida na morte da sobrinha de António de Nápoles, a qual se tinha evadido antes de ser cercada a casa, por lhe haverem dado parte. Esteve a casa com sentinelas até ao dia 28 de tarde, tendo-lhe dado repetidas buscas". P. L
1863 — Incêndio em S. João de Ponte: arderam todos os 13 moinhos do lugar e as moagens feitas e por fazer.
1873 — Foi julgado
1896 — 5.ª feira - Conclui-se a expropriação ou demolição da igreja e adro de S. Sebastião, ficando nesta dia terraplanado o local e pronto a receber qualquer aformoseamento.
1899 — Foi eleito pela 9ª vez deputado por Guimarães o conselheiro João Franco F. P. Castelo Branco.
1934 — Tapona dada em Braga aos de Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home