Efemérides vimaranenses: 24 de Novembro
Planta das antigas muralhas de Guimarães. A Torre da Alfândega corresponde ao n.º 6.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1531 — Em vereação foi acordado que dêem às mulheres que dançar na festa do príncipe cento e cinquenta réis para tudo e mandaram dar aos carniceiros quatrocentos por ajuda da perda dos touros.
1601 — Tem esta da a Lei sobre os cristãos-novos, a qual proíbe, com penalidades, que lhes chamem cristão-novos, marranos e outros nomes afrontosos, a qual foi dada em Valladolid, e existe na câmara.
1627 — A Câmara resolve fazer, e manda pôr a pregão, uns alpendres ao longo da torre que estava junto da alfândega, e feitos se arrendassem para os bens do concelho. Foi mandado pôr a pregão a dita obra.
1673 — Provisão régia para que o Corregedor tenha "todo o cuidado em que não ande pessoa alguma com armas de pistolas ou outras algumas defesas pela lei; e se os cabos de guerra ou soldados de cavalo ou outros alguns as trouxerem", proceda na forma que a mesma lei declara.
1735 — Provisão a requerimento dos frades Capuchos, alegando que a nobreza e povo da vila lhes estabeleceram na fundação do convento a ordinária de 5 réis em cada arrátel de lombo dos bois que se cortasse nos açougues da vila, confirmada por El-rei D. Pedro II, e que agora não era paga pelos cónegos da Colegiada e frades
1824 — A câmara faz uma representação para que na Alfândega não fosse estabelecido o corpo principal da guarda, que por Aviso de 30 de Outubro de 1824 fora mandado pôr à disposição do Brigadeiro inspector dos quartéis para esse fim. A Alfândega, diz à Câmara, é um "edifício publico que pertence à vila inteira é ali que se recolhem as mercadorias e mantimentos que entram na mesma vila, como azeite, panos, lãs, queijos, e outros mais géneros, é ali que se faz a venda de sardinha galega, a do pão das terças, o repeso e a guarda das rendas do concelho, é ali que se recolhem os almocreves que importam e exportam estes géneros, é ali que ficam retidas e embargadas as fazendas apreendidas por sonegação de direitos e é até à noite que aí mora o mesmo alfandegueiro obrigado a tomar e a dar conta dos géneros que entram e saem"...
1826 — Chega aqui a notícia de ter celebrado os esponsais em Viena de Áustria o infante de Portugal sr. D. Miguel com sua sobrinha sr. D.
1829 — O "Correio do Porto" traz um anúncio reclame em que diz nesta vila de Guimarães não haver livreiro algum e que tem muitos escrivães e outras pessoas que dão muito a fazer e mandam a Braga e ao Porto; e que, havendo abundância deles no Porto, algum queira vir aqui estabelecer-se.
1848 — "Veio a milagrosa imagem de S. Roque para esta vila, indo esperá-la a Ordem Terceira
1874 — Partem desta cidade para Santo Tirso alguns indivíduos convidados para assistirem à inauguração dos trabalhos de construção do caminho-de-ferro de Bougado a Guimarães que teve lugar às 12 horas da manhã.
1915 — Decreto exonerando a seu pedido o professor da Escola Francisco de Holanda, Joaquim José de Meira, do cargo de director da aludida escola, "louvando pela superior dedicação e competência de que sempre deu provas durante o longo período em que exerceu o referido lugar.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home