Efemérides vimaranenses: 22 de Novembro
O tanque-chafariz da Oliveira, numa fotografia de 1845
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1549 — Contrato acerca da servidão para a arca de água colocada no quintal das casas do abade Afonso André, rua da Infesta, que vinha para o chafariz de Nossa Senhora da Oliveira.
1619 — João Rebelo Leite, ora estante em Lisboa, moço da câmara de S. Magde. dos 40 do número, por seu procurador dá fiança na nota de
1656 — Carta de El-rei D. Afonso VI participando à Câmara que no dia de ontem se celebrou na corte o acto da sua aclamação de rei, para que ela faça o mesmo, na forma costumada e enviar-lhe certidão de assim o ter praticado, para ser guardada na Torre do Tombo.
1821 — O Juíz de Fora de Barcelos vai a casa de José Coelho da Mota, sita ao terreiro da Misericórdia, para examinar se ele estava doido furioso, isto em razão de uma queixa feita ao Governo.
1838 — Foram alguns estudantes da vila à Colegiada da mesma, e procuraram o cónego Baptista (
1862 — A Filarmónica "Boa União" Vimaranense, mandou celebrar em festa à sua padroeira Santa. Cecília missa rezada na Colegiada e durante a mesma tocou peças de harmonia; depois percorreu as ruas da cidade. Era nova, não tocou bem, mas sim regular.
1874 — Inauguração do Hotel de Guimarães (antigo Joaninha) na Praça Maior.
1876 — A Câmara deliberou mandar cobrir com telhas a arcaria do claustro do convento de S. Domingos.
1894 — O maestro Luiz Dalhunty dá em seu benefício um brilhante concerto de piano no salão do Grande Hotel do Toural.
1897 — A Câmara Municipal reúne em sessão extraordinária para representar contra a desanexação das freguesias de Longos e Balazar deste concelho e comarca para o concelho e comarca de Braga, conforme a resolução da sub comissão concelhia do norte, de 19; cuja notícia deste acontecimento político chegara no dia
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home