O segundo balneário de Briteiros
Em trabalhos arqueológicos recentemente efectuados na Citânia de Briteiros, procedeu-se à limpeza de uma estrutura considerada por muitos investigadores como um balneário, semelhante ao monumento bem conhecido, localizado algumas centenas de metros abaixo. Mário Cardozo chegou inclusivamente a localizar, naquela outra estrutura de banhos (por ele tida como monumento funerário), a implantação original da Pedra Formosa, que actualmente se guarda no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros.
Tendo em conta a particularidade das estruturas de banhos para o estudo das características culturais da Idade do Ferro, e tendo em conta a possibilidade de estarmos perante a localização original da paradigmática Pedra Formosa, o registo deste monumento reveste-se de grande importância, na investigação arqueológica da Citânia, mau grado a sua parcial destruição, em 1932, com a construção da Estrada Nacional 306.
Depois de efectuada a limpeza e o registo arqueológico integral do monumento, pretende-se, como medida provisória de conservação, cobrir toda a estrutura, até que futuras soluções de musealização se afigurem adequadas ao espaço. Entretanto, a Sociedade Martins Sarmento convida os investigadores da área, os estudantes e todos os interessados, a visitar o monumento, dispondo de acompanhamento adequado.
Para visitar o local, deverá contactar a SMS ou enviar uma mensagem para citania.de.briteiros@csarmento.uminho.pt.
Estão disponíveis imagens do segundo balneário da Citânia de Briteiros.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home