Efemérides vimaranenses: 25 de Novembro
A igreja dos Santos Passos
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1271 — Os frade
1368 — Provisão de El-rei D. Fernando, dada em Santarém, mandando Às justiças do reino que façam cumprir as sentenças de excomunhão que os Priores de Guimarães puserem aos usurpantes defraudadores das rendas, privilégios, jurisdições e outros bens quaisquer que sejam da sua igreja de Santa Maria de Guimarães.
1813 — O Cabido mandou iluminar a torre da Colegiada nesta noite e nas duas seguintes, pela notícia do feliz sucesso do exército inglês, aliado, ter tomado a praça de S. Sebastião.
1864 — De tarde, tendo os pedreiros que trabalhavam na construção da torre, lado nascente, da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, guindando uma pedra, a qual já tratavam de assentar no seu lugar, um deles aproximou-se da extremidade da cornija de um dos cantos da torre, e, como ela não tivesse no outro extremo peso que contrabalançasse o que ali fazia o pedreiro, desabou com ele, que morreu instantaneamente, pois foi de cerca de
1874 — Principiou-se a apear o grande majestoso cruzeiro "do fiado" (porque nas escadas dele e que se vendia o fiado de linho), que a irmandade de N. Sra. do Rosário havia mandado fazer e colocar na praça do Toural no ano de 1650 para ali vir com as suas procissões, a cuja apeamento, mandando fazer pela câmara, a irmandade consentiu com a condição de a câmara lhe dar 6 sepulturas no cemitério que andava
1882 — Assim de se constituir e instalar, reune-se no paço municipal a comissão para o strabalhos de criação do Monumento a D. Afonso Henriques, nomeada no dia 23 deste mês, a qual ficou assim composta: presidente, dr. António Coelho da Mota Prego, presidente da câmara, vice-presidentes - Conde de Margaride e Barão de Pombeiro, secretários - dr.
1886 — O administrador do concelho, acompanhado do sub-delegado de saúde e uma força de 30 praças de infantaria 20, sob o comando de um capitão, foi à freguesia de Tagilde fazer remover o cadáver de uma criança que há dias se tinha inumado dento da igreja em contravenção das leis, por aí haver cemitério. A diligência efectuou-se sem novidade de maior.
1888 — Às 10 horas da manhã, no largo de Franco Castelo Branco, é experimentada a escada de salvação "Magirus" que havia chegado no dia 22 deste mês às 2 horas da tarde acompanhada pelos bombeiros municipais e voluntários e uma banda de música, a qual foi adquirida por subscrição pública pelos bombeiros voluntários.
1932 — Às 10 horas do dia, o relógio da torre
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home