Efemérides vimaranenses: 31 de Julho
D. Pedro IV
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1553 — Por alvará passado em Lisboa obtém o cónego mestre-escola Baltasar de Andrade a posse de umas casas na Rua de Santa Maria para ampliar o Convento de Santa Clara que ele fundara.
1600 — Sentença proferida pelo juiz de fora, mandando ao mestre Gonçalo Lopes e a seu genro Pedro Afonso de Amorim cumpram as obras de pedraria da Misericórdia determinadas por Manuel Luís, mestre das obras do Arcebispo de Braga e por Jerónimo Luís, mestre das obras do Mosteiro de Pombeiro, louvados nomeados pela Misericórdia para Vistoriarem as ditas obras, com acordo daqueles, em 26 de Junho deste ano.
1641 — Em vereação foi assentado "que os touros de S. Gualter se corram terça-feira 6, porquanto no Domingo há comédia, para o que fossem notificados os carniceiros e os jurados das freguesias que têm obrigação de tourear o venham a fazer, e outrossim que o procurador do concelho faça penhora na pedraria do pardieiro que está na Praça porquanto se deve muitos foros a esta câmara", etc.
1826 — Solene juramento da Carta Constitucional. Ao romper do dia deram-se no Toural 21 tiros de morteiro, no fim dos quais principiou a música do
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home