Efemérides: 30 de Janeiro
1458 — O Duque, senhor de Guimarães, o juiz, ouvidor, vereação e a maior parte dos homens bons e povo da vila e arrabaldes dela, não obstante o privilégio que o concelho desta vila tinha " que nenhum fidalgo nem infanção não houvesse casa de morada na dita vila contra vontade dos moradores dela", concedem ao fidalgo da casa do duque, Fernão de Sousa, licença para vir morar nesta vila (por esta causa correra demanda que ora cessava) impondo-lhe diversas condições com penalidades. Perg. nº 60 da C. M.
1591 — É feita transacção entre as freiras
1766 — O Cabido, em observância às ordens que tinha recebido do D. Prior, celebra uma festa em acção de graças pelas melhoras do Conde de Oeiras (depois marquês de Pombal), irmão dele D. Prior, em cuja festividade foi orador frei Cristóvão (?), recebendo pelo sermão 19$200 reis; houve fogo, iluminação, etc., sendo toda a despesa 32$240 reis, paga pelas mesas capitular e prelacial.
1826 — Provisão confirmando o estabelecimento da fábrica de curtume de couro de casca e sumagre de
1860 — A Câmara pede ao seu presidente, Visconde de Pindela, que era deputado da nação, para lhe alcançar o convento do Carmo.
1865 — A Câmara dirige duas representações a El-rei, pedindo: - que nos estudos a que se estava procedendo para o caminho-de-ferro do Porto a Braga se considere como ponto obrigado a cidade de Guimarães; - mande estudar e construir a directriz do caminho-de-ferro do Porto ao Peso da Régua pela margem do Sousa.
1882 — Em sessão de direcção da
1886 — Parte para Lisboa uma numerosa comissão da colónia vimaranense no Porto, presidida pelo Dr. João Vasco Leão, juiz de uma das varas cíveis do Porto, para apresentar na Câmara dos Deputados a representação da mesma colónia, aprovada na reunião que houve ali, pedindo a aprovação do projecto de lei de Franco Castelo Branco para a anexação deste concelho ao distrito do Porto.
1907 — Na escola médico-cirúrgica do Porto defendeu tese, e obteve 20 valores, classificação máxima, o Dr.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home