Efemérides vimaranenses: 5 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1625 — Em vereação foi acordado com as pessoas da governança: que fosse um homem de confiança ao Porto acudir à demanda que a câmara trazia com os frades da Costa, sobre o montado de Santa Catarina.
1639 — Auto que na cidade de Beja o mestre de campo Álvaro Sousa mandou fazer e o assinou, contra os capitães Pedro da Cunha e Miguel Pinheiro desertores do seu Terço de Guimarães.
1668 — É mandado passar levantamento por 6 dias com reincidência a interdição que estava posta na igreja da Colegiada, por assim ser requerido pela abadessa e freiras de Santa Clara, afim de fazerem exéquias solenes por uma religiosa grave e ex-abadessa. Foi passado no dia 7.
1678 — A Câmara confirmou todos os acórdãos sobre não ir pão para fora, nem outro algum legume, nem madeiras.
1792 — Provisão concedendo licença por um ano a José António de Faria, clérigo in minoribus, desta vila, para ensinar gramática latina em Guimarães.
1802 — Carta de dentista a favor de frei Salvador de Nossa Senhora das Dores, carmelita descalço, morador na comarca de Guimarães, o qual, por ordem da Real Junta do Protomedicato, fora examinado na presença do comissário João Rodrigo Borges da Cunha Gaivoto, por José Maria Borges da Cunha Gaivoto e pelo dito comissário, em falta de outro examinador, que o deram por aprovado.
1849 — O regedor da freguesia de S. João de Ponte, António José de Oliveira, tocou a rebate os sinos da sua freguesia, para juntar povo e vingar-se das testemunhas que contra haviam jurado em um crime e dos habitantes da quinta de Sendelo. Por despacho proferido pelo juiz de direito em 16 deste mês e ano, foi pronunciado a prisão e livramento, mas a ordem de prisão suspendeu-se no entanto.
1884 — Por carta régia foi criado nesta cidade (pelo ministério do Fontes) o regimento de infantaria nº 20.
1885 — Quinta feira - De manhã marchou desta cidade, onde tinha chegado ontem à noite, uma força de 60 praças de infantaria 3 e 20, comandadas pelo capitão Marques, de infantaria 8, vindas de Braga, onde estiveram por causa da luta eleitoral, com destino a Freixieiro, em Basto, onde continuavam acesos os distúrbios da mesma luta eleitoral. Os ditos contingentes tinham sido chamados na véspera a Braga para manterem a ordem, que se supunha ameaçada.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home