Efemérides: 5 de Novembro
Torre de S. Bento e Porta de Santa Luzia no final do séc. XIX (reconstituição do Dr. Moura Machado).
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1474 — Carta do duque de Bragança e Guimarães, escrita na vila de Chaves, mandando conservar o cabido de Guimarães na posse dos mosteiros de S. Torcato, S. Gens e Tolões.
1557 — A infanta D. Isabel, padroeira da vila de Guimarães, escreve ao D. Prior e ao Cabido, instando para que cedam das apelações que tiverem intimada para Roma, ou para qualquer outra parte, contra o Arcebispo, sobre a sua visitação e jurisdição. (Isto devia ser o cardeal D. Henrique que a manobrar).
1605 — Foi acordado em vereação que nenhum vinhateiro da vila vá esperar o vinho que vem de fora, às estradas, nem passem da torre da porta do Campo da Feira até à porta de Gaspar Gonçalves ferrador; nem nenhum taberneiro do Cano das Gafas, nem outra pessoa, compre vinho para os vinhateiros de dentro da vila, sob pena de 1$000 réis.
1832 — O Cabido manda a Braga uma deputação composta dos cónegos prebendados Pedro de Morais Correia de Sá e Castro, António José Dias Pinheiro, Manuel de Barros e Pereiram e Joaquim Vaz Vieira de Melo e Alvim, felicitar o S. M. o sr. D. Miguel I e as senhoras. Infantas. P. L.
1845 — A Câmara transigiu com o Cabido acerca da demolição da torre de S. Bento a que o Cabido se opôs por entender que a pedra lhe pertencia. Deu-lhe a câmara 540$000 réis e ele demoliria a capela de S. Bento, que era sua, ficando com a pedra e materiais dela. A Capela ficaria depois encostada ao muro e feita metade por cada parte (nunca se fez).
1916 — Às 8 horas da noite, no Toural, "um Salva-vidas cravou um ferro nas costas de João Machado ofendeu-lhe um pulmão que foi levado em perigo de vida para o hospital da Misericordiosa".
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home