Efemérides: 31 de Outubro
Palácio de Vila Flor
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1423 — Breve do Papa Urbano IV absolvendo das penas cominadas pela igreja aos que na aclamação de El-rei D. João I haviam lançado da torre da Sé de Lisboa abaixo o bispo da mesma cidade e o prior de Guimarães, Gonçalo Vasques.
1788 — Tendo a Câmara afixado editais para quem quisesse reclamar contra o requerimento que a S. Majestade fez à Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos para lhe ser concedida a pedra dos muros no sítio dos Palheiros, e a torrinha da Frieira que se acha arruinada; era findo o prazo e ninguém reclamou.
1807 — Aviso régio declarando ao D. Prior que na ordem que por outro aviso de 16 deste mês e ano se lhe encomendava mandasse inventar, pesar e remeter a prata da igreja da Colegiada para um dos conventos de Santa. Cruz de Coimbra, Tomar ou Palmela, para aí ser depositada em guarda durante o desassossego do reino, não eram compreendidos os vasos sagrados e os necessários para o culto do Santíssimo Sacramento.
1832 — Ordena o corregedor que todos os moradores da vila varram as testadas das suas casas e espanem as janelas, que se tire a pedra e madeira situada no Padrão e praça da Sra. da Oliveira pertencente à obra da igreja Colegiada, que se tirem todos os entulhos e canhotos que estejam pelas ruas; oficia aos juízes almotacés que mandem compor a estrada de Braga e algumas ruas da vila; oficia às irmandades da vila que mandem fazer arcos à sua custa para se por em algumas ruas, que o Cabido mande limpar e armar a igreja Colegiada (a qual estava ainda cheia de entulho, pedra e madeira porque ainda estava aberta a obra); também por este tempo passa ordem o mesmo corregedor para que se preparem e mobilasse a casa dos Coutos à Misericórdia. Todas estas ordens tinham por fim preparar brilhante recepção do sr. D. Miguel e das senhoras Infantas que se esperava viessem aqui. P. L.
1883 — Às 4 horas da tarde, na rua de Santa Luzia, um carro pertencente à fábrica de moagens de Almeira & Freitas atropelou uma criança de 4 anos filha do negociante, António Carvalho de Abreu, a qual morreu em 4 de Novembro de tarde.
1909 — Inauguração da luz eléctrica, com assistência de muitos cavalheiros da cidade, no campo de Vila Flor em frente ao portal do jardim, tendo principiado em Março último os trabalhos da nova instalação, Jordão.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home