Efemérides vimaranenses: 28 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1705 — Miguel de Macedo Portugal, clérigo das ordens menores, natural de Braga por seu pai Inácio Rebelo de Macedo, familiar do Santo Ofício, e de sua mãe Ângela da Silva, solteira, da rua de Maximinos, apresentou ao Cabido as suas Bulas em que era nomeado cónego-prebendado pela renúncia que nele fez o cónego Francisco Peixoto de Sá.
1707 — Ordem do sargento general de batalha da província do Minho, em Viana, para o mestre de campo Baltazar Malheiro Neiva, para passar imediatamente à comarca de Guimarães e alistar nos concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, Celorico e Cabeceiras de Basto, Gestaço, Tuias e Canaveses, os moços não inferiores a 16 anos, ainda que matriculados nos terços auxiliares, afim de encherem os terços pagos da província do número de 1000 homens que era a lotação de cada um.
1778 — Carta do Cônsul geral de Espanha em Portugal, passada em Lisboa, para D. Francisco António Solha, natura de Pontevedra, ocupar o lugar de vice-cônsul da referida nação em Guimarães, Pombeiro, Felgueiras e Montelongo.
1808 — O capitão engenheiro em Guimarães, Joaquim José de Abreu, escreveu ao juíz de fora rogando-lhe em nome de S. A. R. que com toda a celeridade mandasse desembargar todas as casas que estavam determinadas para os quartéis do regimento de infantaria que por ordem do mesmo R. Senhor vinha aquartelar-se nesta vila, pois era necessário fazer nas casas os reparos e obras precisos para o arranjo e cómodo da tropa que nelas se havia de aquartelar, ao que se devia proceder imediatamente para se verificar o aquartelamento do dito regimento com a brevidade que S. A. R. exigia e se fazia tão precisa nas actuais circunstâncias.
1808 — Ofício do general da província, em Viana, dizendo ao Juiz de Fora que o Coronel do corpo dos privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira tem o nome do dito corpo e do cabido oferecera 100 camas para uma companhia do regimento de infantaria que vinha para aqui, pede que informe brevemente se aos privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira poderão pertencer mais que estas, para ele responder ao oferecimento.
1829 — Aviso régio, em virtude da representação da câmara, mandando que os lavradores sejam obrigados pela Câmara a concorrer por turno com bois e carros a conduzir pedra para reparo das estradas sob pena de pagarem o que lhe corresponder pelo serviço.
1840 — Decreto estabelecendo a divisão do continente do reino, em que a comarca de Guimarães ficou sendo constituída com o concelho de Guimarães 12108 fogos e com o concelho de Fafe 3:230; total 15:338 fogos.
1878 — Foi agraciado com a comenda da Ordem de Nossa Senhora. da Conceição de Vila Viçosa, o grande capitalista e negociante de curtumes, Cristóvão José Fernandes da Silva "o cidade".
1883 — Faleceu, sem descendentes, o 2º conde de Vila Pouca, Rodrigo de Sousa da Silva Alcoforado, fidalgo de grande e antiga nobreza. A sua morte atribuiu-se a que, sendo ele o chefe local do partido progressista,o seu governo estando no poder, retirou de Guimarães o batalhão de caçadores nº 7 para Valença.
1891 — Pelas 3 horas, depois de rezadas completas, tomaram posse 6 cónegos capitulares. O povo assistiu bastante, simbolizou o número de 6 cónegos com 6 anos da "União ao Porto".
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home