Efemérides vimaranenses: 6 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1405 — Vindo o Arcebispo de Braga. D. Martinho de Miranda, visitar pastoralmente a Real Colegiada, na tarde deste dia, e encontrando fechadas as portas principais da igreja (o mesmo lhe tinha sucedido no dia anterior) e porque estava chovendo, abrigou-se debaixo da abóbada do padrão que está fronteiro à igreja e, daí mandou o seu ouvidor Lourenço Afonso, com o tabelião Vasco Domingues, notificar o D. Prior, D. Diogo Alvares, que com seus escudeiros estava dentro da igreja para lhe abrir as portas e o receber, etc., ao que o D. Prior respondeu, entre outras coisas: não lhe abria as portas porque ele arcebispo viera no ano antecedente visitar a igreja, tomando ornamentos do tesouro e distribuiu-os a quem quis, o que fora contra a concordata feita entre a Colegiada de Guimarães e a Sé de Braga; que lhe não dava pousadas na igrejas por não ter obrigação e porque ele arcebispo era seu inimigo, que o tinha excomungado por lhe não pagar a vaga do seu benefício, contra o que ele D. Prior trazia uma apelação em juízo.
1667 — Em vereação, foi entregue, pelo porteiro da Câmara, o facho de ferro e sua cadeia a António Duarte, morador no Reboto, da freguesia de S. Martinho de Candoso, para o levar à ermida de Nossa Senhora do Monte, o qual ficou obrigado a tornar a fazer entrega dele.
1676 — A Irmandade do Santíssimo Sacramento, da Colegiada, delibera mandar fazer a sua capela, na forma que com o mestre das obras se combinasse, irando para isso 250$000 reis do seu capital, promessas de alguns irmãos, esmolas que a mesa arranjasse pelos fregueses e Cabido, e o que ainda faltasse por empréstimo do dito capital até que se inteirasse pelas esmolas dos mordomos e juízes.
1690 — Gualter de Freitas , pintor, morador em Trás-de- S. Paio, obriga-se, na nota de Nicolau de Abreu, a Jerónimo de Matos Feio, da casa do Salvador, comissionado do superintendente da Fábrica das Comendas, Lucas Camelo Falcão, da cidade do Porto, a dourar o retábulo da igreja de S. João de Castelões, com os baixos a branco e os painéis do guarda-pó com as imagens que lhe indicassem, por preço de 32 mil réis.
1751 — O mestre pedreiro António Francisco, do lugar da Bouça da freguesia de S. Romão de Arões, e seu irmão José Ribeiro, pedreiro, do lugar de Gavim, da freguesia de Atães, fazem obrigação ao cónego Manuel José da Silva, na qualidade de procurador do conde de Assumar, D. João de Almeida Portugal, do conselho de Sua Majestade, vedor de sua casa, mestre de campo, general do seu exército, director general da cavalaria do reino e comendador da comenda de S. Salvador do Souto da Ordem de Cristo, de, pelo preço de 240$000 réis, reedificarem de pedra a dita igreja de Souto, ao que o referido comendador era obrigado, deram por fiadores: Domingos de Freitas, vendeiro e mesteiral no lugar da Portela da dita freguesia de Arões e Luís Mendes, lavrador, morador no lugar da Chã, àquela freguesia de Atães.
1838 — Deram os empregados do julgado desta vila o juramento à Constituição de 1838 na Casa da Câmara da mesma, dando-se uma girândola de foguetes e tocando-se repiques de sino em todas as torres da vila. Quem deferiu o juramento foi o arcipreste do julgado, D. Manuel da Madre de Deus, pároco de S. Migue das Caldas o qual estava muito decente tendo uma chimarra velha por cima de umas calças de riscadilho, etc. A primeira autoridade que deu o juramento foi o general da província, Barão de Almargem. À noite houve luminárias também as tinha havido nas duas noites antecedentes) porém muito reles e nenhum outro regozijo público se demonstrou nesta ocasião. PL. Adindo : O juramento foi às 11 horas da manhã e deferiu-o ao arcipreste do julgado o cónego José Joaquim de Abreu.
1875 — No terreiro interior do extinto Convento de S. Francisco, dá o seu primeiro espectáculo, de tarde, uma companhia ginástica, composta de 20 pessoas, sob direcção de Louzano e Lopez, que agradou.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home