Efemérides vimaranenses: 14 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1295 — Carta de El-rei D. Dinis, passada em Coimbra, mandando que não filhem nas rendas das 85 casas das freguesias de Nossa Senhora da Oliveira e S. Paio que se pagavam à Colegiada.
1295 — É neste dia (e não a 14 de Março como publicou o "Vimaranense") que foi colocada na igreja da Real Colegiada, a "Santa Verónica", quadro a óleo, que retrata as feições da Santíssima Virgem Maria, e que a tradição diz ser cópia fiel de outro, atribuído a S. Lucas e existente em Roma. Trouxera de Roma, Paio Domingues, prior de Guimarães e deão de Évora, o qual a colocou nesta sua igreja e ordenou, por documento deste dia escrito em Coimbra, que o seu procurador desse a cada cónego, que depois do jantar e findo o respectivo toque de sinos, em dia de Páscoa viesse com sobrepeliz cantar a antífona Regina Coeli e Salve Rainha diante da imagem da bem-aventurada virgem, que ele trouxe de Roma, 4 soldos de moeda portuguesa velha ou o seu valor se a moeda for mudada, e a cada sacerdote 2 soldos e a cada sacerdote 1 soldo (sic, no original) e a cada "Mellchino(?)" 6 dinheiros, vindo todos nas mesmas condições. A Colegiada durante a sua existência fez sempre esta procissão com solenidade trazendo a Virgem do altar da sacristia onde é permanente, para a igreja, onde num altar portátil, à entrada da capela-mor, ficava à veneração até ao domingo in albis que pela mesma forma a reconduzia para a sacristia.
1732 — Provisão, a requerimento do procurador do concelho, mandando ao juiz de fora inviolavelmente observar que os vereadores dos 2 anos transactos tomem as varas do pálio em todas as procissões públicas a que era obrigado a assistir, sob pena de prisão e inabilidade para mais ocuparem os cargos públicos os que se recusarem não justificando o motivo.
1784 — Provisão concedendo licença a Manuel José Esteves, de Santa Comba de Regilde, deste termo, para aí abrir uma escola de primeiras letras.
1808 — Em sessão de Câmara "acordaram que em declaração lançada na vereação antecedente em que se proibiu as doceiras a armarem suas tendas no sítio do Toural, se lhes concedesse licença unicamente para os sábados, às horas de feiras, por ser a feira pública em que se admitem todos e quaisquer feirantes, ficando em vigor o dito acórdão para todo o mais tempo, na forma que nele se determinou debaixo das mesmas penas".
1809 — Estando as tropas francesas em Guimarães, na sua retirada do Porto, aí recebeu o general Soult notícia de que neste mesmo dia haviam as de Wellington saído daquela cidade, em sua perseguição. Soult, que na sua retirada do Porto fizera junção com o general Loison em Penafiel, vendo que Beresford lhe cortava a passagem em Amarante, dirigia-se para Guimarães, nas vistas de se meter em Espanha, seguindo o caminho de Braga. Sabendo então, em Guimarães, que as tropas de Werllington, dirigindo-se também àquela cidade, lhe podiam obstar ao seu intento, como não pudesse dirigir-se a Chaves, para onde, de Amarante, marchara apressadamente o general Beresford, deu-se pressa em alcançar a Espanha pelo caminho mais curto, efectuando a sua famosa retirada pela ponte do Salto, que sobre o Cávado conduz a Montalegre, obtendo nesta operação a vantagem de ganhar dois dias de marcha sobre as do inimigo.
1853 — Houve grande baile, dado pelo 1º Conde de Vila Pouca, festejando os anos de sua nora D. Margarida Araújo Martins, tendo convidado todas as pessoas nobres e distintas da província, sem distinção de cores políticas; concorreram 120 senhoras e 300 cavalheiros da vila e terras próximas. Acabou às 6 horas da manhã. A música para a dança foi vocal e instrumental.
1864 — Sai da igreja de S. Francisco a Procissão da Candeia, conhecida também por Procissão das Marafonas ou dos Pães-bentos.
1917 — Foram para França 500 praças de infantaria 20; embarcaram a 27 deste mês.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home