Efemérides vimaranenses: 10 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1363 — El-rei D. Pedro I, apresentou Prior da igreja de Guimarães a Gonçalo Teles. - Livro 1º de D. Pedro, fl.83,vº
1595 — O procurador do concelho, Domingos Simões, apresenta ao provedor Hector Homem Botelho, em audiência pública em sua casa, uma intimação de agravo da Câmara por escrito, protestando contra o constrangimento que o mesmo lhes fazia querendo que eles lhe apresentassem a instituição da gafaria, a qual não tinham nem havia na Câmara.
1620 — D. frei Antóniodos Santos, bispo de Nicomédia, dr. Cristóvão de Matos, mestre-escola da sé de Braga e o dr. Bernardo da Fonseca Saraiva, vigário geral do arcebispo D. Frei Aleixo de Meneses, como visitadores do mesmo, fazem um assinado, que entregam ao Cabido de Guimarães, declarando que a visitação que hoje, domingo, fizeram na Colegiada, aliás, declarando que a publicação que hoje, domingo, fizessem na igreja Colegiada do edital de visitação, não prejudicaria o direito e posse legítima do D. Prior e Cabido que lhe pertencer e competir por a concordata entre os mesmos D. Prior e Cabido e os Arcebispos de Braga.
1758 — Domingos Gonçalves Cibrão e mulher, moradores na Quinta da Lama, da freguesia de Taboadelo, em cumprimento do despacho que tiveram na petição feita ao governador do arcebispado, para edificarem na mesma sua quinta uma capela com porta para a estrada pública, da invocação de Santo António de Lisboa, por escritura na nota do tabelião Manuel Pereira da Silva, fazem doação da propriedade da Ramada, sita no lugar do Pinheiro e o campo do Olival que fica por baixo da mesma, na dita freguesia, tudo dízimo a Deus, cujo rendimento era superior a oito mil reis anuais, para fábrica da mencionada nova capela.
1780 — Provisão confirmando o aforamento feito pela Câmara a António José de Sousa para ocupar com a reedificação das suas casas o muro junto à torre de Nossa Senhora da Piedade tirando-lhe as ameias. A provisão confirma o prazo fateusim, feito a António José de Sousa, desta vila, do muro da torre de Nossa Senhora da Piedade para poder tirar-lhe as ameias e edificar sobre ele as suas casas que estavam junto ao mesmo e precisavam de ser reedificadas por estarem muito danificadas, ficando a pagar em cada ano o foro de 800 réis.
1841 — Nasceu o padre jesuíta Joaquim de Abreu Campo Santo, autor da letra do Hino da peregrinação à Virgem de Lourdes na Penha, filho do solicitador forense António José de Abreu Campo Santo, acérrimo miguelista.
1854 — Tendo a Câmara Municipal requerido ao arcebispo, dizendo:" que havendo na cadeia da mesma cidade uma capela defronte das Enxovias onde os presos vão ouvir missa; esta capelinha além de ser pequena tem o altar em frente da porta, e não tendo de largura e comprimento mais de 8 a 10 palmos, quando se está a celebrar não podem conservar-se as luzes acesas, e até já tem chegado a voar a Sagrada Hóstia para fora do altar; desejam os suplicantes mudar a missa para uma das salas da prisão, formando-lhe par isso um decente oratório, sendo mudado o primeiro que existe para a dita sala que fica muito bem acondicionado e com toda a decência." O arcebispo concedeu licença a 10 de Maio de 1854.
1863 — Sai da Colegiada a Procissão de S. Sebastião em volta dos muros, a qual a Câmara tinha feito há anos.
1881 — Na noite de ontem para hoje e no dia de hoje foi tão grande a ventania que deitou muitas árvores ao chão, destruiu os frutos, principalmente uvas por estarem muito tenras.
1884 — Mudam-se a feira do gado para o campo do Salvador e a do pão para o de S. Francisco.
1885 — Os oficiais inferiores do regimento de infantaria nº 20 dão um espectáculo no teatro D. Afonso Henriques em benefício da Sociedade Martins Sarmento. Foram feitas chamadas ao tenente Flores que foi o ensaiador e ao sargento aspirante Azevedo, que servia de ponto. O presidente da Sociedade ofereceu-lhes uma coroa de carvalho e louro com largas fitas de seda, tendo a dedicatória "À Sociedade Dramática de Infantaria 20, oferece a Sociedade Martins Sarmento agradecida".
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home