Efemérides vimaranenses: 18 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1716 — O Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, na companhia do padre e guardião de S. Francisco, vai ao Convento das Capuchas lançar o hábito a 20 senhoras que ali se achavam recolhidas.
1828 — Falece de um tiro que lhe haviam dado, um rapaz, filho de um indivíduo chamado Eugénio (José), ex-servo dos Terceiros. O tiro fora-lhe dado em a noite de 13 quando os realistas andavam pelas ruas dando vivas a D. Miguel. Foi enterrado na igreja de S. Sebastião, sendo-lhe feiro o funeral à custa de Gaspar Leite, do Cano. PL.
1836 — Saiu por ordem da Câmara desta vila um luzidio bando, pelo qual convidava os habitantes desta mesma a pôr luminárias por 3 noites e mostrar todos os sinais de regozijo em consequência de ter chegado a Lisboa no dia 8 deste mês o príncipe D. Fernando Augusto, duque de Saxónia Coburgo-Gota e ter ratificado no dia 9 na mesma cidade o seu consórcio com a M. F. Srª D. Maria II. O Bando era composto da maneira seguinte : Primeiro que tudo ia uma azémola com dois grandes feixes de foguetes cobertos com um cobertor de damasco. Depois seguiam-se 2 empregados da provedoria a cavalo e vestidos de capa e volta em grande gala, cada um com a sua bandeira. Logo atrás destes ia outro empregado da mesma a cavalo e vestido da mesma maneira que os primeiros, o qual recitava o pregão. Atrás de tudo ia uma banda de música a tocar diferentes hinos constitucionais e uma guarda de honra composta de soldados do batalhão móvel da mesma com as cornetas do mesmo. Enquanto andou o bando pelas praças e ruas da vila não cessaram os foguetes do ar e os repiques de sino. À noite andou a música a tocar pelas ruas e bastante a dar vivas. No Toural, deram-se imensos foguetes do ar.
1866 — A Câmara delibera pedir aos testamenteiros do Conde Ferreira uma escola para esta cidade.
1882 — O deputado por este círculo de Guimarães Ilídio Aires Pereira do Vale, apresentou na sessão duas representações das associações Comercial e Artística desta cidade, pedindo a discussão e a aprovação da proposta de lei que criava uma escola de ensino geral e profissional nesta cidade.
1897 — Domingo de Páscoa. - Principiou a celebrar-se uma missa aos domingos e dias de preceito, às 11 horas, na igreja de S. Francisco, a expensas do industrial e negociante de curtumes, António José Ribeiro," Papas". Foi de pouca duração.
1936 — Sábado in albis. - Às 11 horas da noite adiantaram-se os relógios uma hora, ficando a ser o dia 19.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home