Efemérides vimaranenses: 17 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1531 — Foi acordado em vereação que para a sexta-feira primeira que vem chamem o povo para ordenarem sobre a carne se dar em o ramo dela aos carniceiros ou a rendeiros e para se fazer o lançamento das sisas; e que enquanto não arrendarem a carne que os carniceiros não paguem senão dez réis por cabeça como está acordado de Páscoa a pascoela.
1589 — Sentença de desagravo, que o Cabido alcançou na Relação do Porto, pela qual foram escusos de ir à guerra e dar arcabuzes os caseiros da Colegiada.
1670 — Em Braga correram uns autos entre os reverendos Francisco dos Santos Sardo e Francisco Vieira da Maia, este natural da vila de Cascais, sobre o seu provimento no arcediago de Vila Cova, dignidade do Cabido de Guimarães, em que este Maia obtivera 9 votos. Aquele foi colado na capela do capítulo do Convento de S. Francisco neste dia 17 de Abril de 1670, (dia em que fora eleito pelo D. Prior e 5 votos do Cabido), há uma hora da tarde, pelo procurador do D. Prior; no dia seguinte apelou por o Cabido não lhe dar juízes para as insígnias de genere e por ter passado título e colar o Maia eleito sem o voto do D. Prior (o Sardo alegava que o Maia comprara votos por dinheiro, leitões, perdizes, ovelhas, banquetes, o título passado nas casas dos capitulares e não em Cabido e pelo chantre que estava declarado excomungado); depois houve desistência para Roma prover, que nenhum dos dois proveu.
1749 — O padre frei Salgado da Guia, guardião do Convento de S. Francisco, com os frades e o seu síndico Cosme Fernandes, reunidos na cela do dito guardião com Manuel de Freitas Costa, mercador, tesoureiro da Irmandade do Cordão e Chagas de S. Francisco, erecta na igreja dos mesmos, com o procurador da dita irmandade, fazem contrato, exarado na nota do tabelião Manuel Pereira da Silva, em os frades dão à irmandade a capela abaixo da de Santo António e se obrigam a conservar-lhe a posse da quadra do claustro, do lado da igreja, para enterrar os seus irmãos, isto pelas grandes esmolas que a irmandade havia dado para a factura e arco da igreja e agora dar 120$000 reis para as capelas dos altares e varandas superiores.
1829 — Não houve à noite a procissão do enterro, por o corregedor a haver proibido. PL
1833 — Morre frei Clemente, franciscano, morador neste convento e nele sepultado no dia seguinte. Morre da maligna que apanhou no hospital militar de S. Francisco onde era confessor, a qual já ia grassando com os que tinham mais contactos com os doentes do mesmo hospital, como um médico e um cirurgião do mesmo que já estavam com ela. PL.
1835 — A Irmandade dos Santos Passos não faz a procissão do enterro conforme o seu antigo costume porque o perfeito da província tinha proibido todas as procissões de noite. PL
1879 — Decreto criando uma cadeira de ensino primário para o sexo feminino, no lugar das Gaias, freguesia de S. Martinho de Sande, com o subsídio escolar e casa para residência da professora pela junta de paróquia e casa para exercício da aula pelos doadores, a que se refere o decreto de 2 de Maio de 1877 que estabeleceu uma cadeira para o sexo masculino no mesmo lugar das Gaias.
1881 — Domingo. - De tarde algumas praças do destacamento de infantaria nº 10 que guarnecia esta cidade, andaram pelas principais ruas a fazer exibições tão grotescas e impróprias de militares, que conseguiram assim ser os bobos da população reunida.
1902 — Por despacho do ministro do reino, é nomeado definitivamente sub-delegado de saúde deste concelho, cargo que já há anos, interinamente, exercia o vimaranense dr. Augusto Alfredo de Matos Chaves, médico do partido municipal.
1910 — Às 9 horas foi benzida solenemente pelo arcipreste do julgado eclesiástico, cónego dr. Manuel Moreira Junior, a nova Capela da Fábrica de Campelos, que a Companhia de Fiação e Tecidos mandou construir para os seus operários assistirem aos actos de culto, visto que a antiga capelinha do Senhor de Campelos era pequenina para tantos operários e suas famílias. Pelas 8 horas tinham conduzido processionalmente da igreja de Vila Nova de Sande para esta capela as respectivas imagens. Houve missa cantada a música e sermão e de tarde arraial com música.- Também foi aí inaugurada a ampliação da escola primária da referida companhia, cujo edifício era pequeno para os operários que a frequentavam, e porque anexa à mesma escola ia ser instalada e inaugurada uma aula de música para os operários da fábrica.
1930 — Na igreja das Dominicas incendiaram-se as cortinas que estavam junto ao trono do Santíssimo Sacramento.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home