Efemérides vimaranenses: 10 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1377 — Em virtude de uma sentença pontifícia, foi passado nesta data em Roma, e expedido a 25 de Maio, mandando para o cónego João Lourenço, abade de Teixeira, tomar posse da dignidade de Chantre de Guimarães, em que havia sido provido pelo Cabido e o D. Prior, Gonçalo Vasques, o tinha julgado por indigno e nomeado para seu lugar a Gonçalo Raymundo ou Reymondo; a dita sentença validou o acto do Cabido e anulou o do D. Prior.
1589 — Estando no Toural o juiz vereador pela ordenação, Bartolomeu Gonçalves Vieira, e os vereadores António da Rocha e Gonçalo Salgado, apontando gente para o serviço, aí apareceram o mestre-escola, o arcediago e mais 9 cónegos da Colegiada e lhes apresentaram um requerimento de agravo que faziam para o corregedor, juiz, vereadores e procurador do concelho, por lhes não quererem guardar os privilégios das Tábuas Vermelhas que escusavam de todos os encargos os caseiros de Nossa Senhora da Oliveira.
1753 — A mesa da real Irmandade de Nossa Senhora da Oliveira, em sessão, determinou que no dia da sua padroeira, 15 de Agosto, saísse a mesma em procissão, que seria de passo, com dois bailes sacros, sendo um bom e outro menor, e suas óperas boas " as quais se ajustassem com o baile, tudo perfeito" e o tesoureiro disse o dinheiro por que isto se tratasse.
1834 — Portaria do Ministério do Reino, em nome do imperador regente, a quem tendo-lhe sido presente o auto de reconhecimento da rainha e Carta feito no dia 28 de Março de 1834, pela Comissão de Guimarães, com aplauso de seus habitantes, mandando participar à dita comissão "para sua inteligência e satisfação que recebeu com agrado este testemunho de lealdade, que tanto abona o carácter dos habitantes da vila de Guimarães, dos quais esperou sempre que podendo subtrair-se ao detestável jugo do governo usurpador, correriam, como acabam de fazer, a manifestar-se espontaneamente seus nobres sentimentos de lealdade ao legítimo trono e às liberdades pátrias, consagradas pelas sábias instituições constitucionais, que toda a nação jurou e que, uma vez consolidadas, hão-de produzir a prosperidade geral, merecida por tantos e tão repetidos sacrifícios."
1868 — Sábado de Aleluia. - Esteve a feira muito pouco concorrida devido aos tumultos do sábado passado em que foi desacatado o administrador do concelho, Luís Augusto Vieira, que nesta não apareceu, mas sim uma força do 16, constando que o dito administrador dera ao tenente-coronel plenos poderes para obrar como entendesse, caso os tumultos se repetissem e que, em tal caso, a tropa faria fogo sobre o povo; por estas razões à uma hora da tarde, já os lugares do mercado estavam sem coisa alguma.
1872 — A Câmara nomeou contraste do ouro a José Joaquim da Cruz, no impedimento de seu pai João António da Cruz, que estava velho.
1937 — Esteve nesta cidade o Ministro das Obras Públicas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home