Efemérides vimaranenses: 9 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1605 — Provisão de El-rei, como governador e perpétuo administrador do mestrado de cavalaria e Ordem de Cristo, mandando ao licenciado Domingos Homem de Almeida fazer o tombo da comenda de Serzedelo e ser juiz do mesmo tombo.
1735 — Ordem do governador das armas da província, em Viana, para Bento Pereira Mendes, coronel de infantaria e governador da praça de Melgaço, alistar soldados nos concelhos da comarca de Guimarães. Vai outra do mesmo, nesta data, para o dr. Provedor alistar soldados em concelhos do termo, conforme as ordens régias que determinavam os que cada freguesia devia dar.
1760 — O dr. Luís Caetano de Barbosa Lima e sua mulher D. Maria Teresa Joana de Abreu Magalhães de Carvalho, moradores na Rua do Gado, por escritura na nota de Paulo Luís de Oliveira e João Ribeiro, dotam uma capela que iam fundar com porta para a estrada pública, na sua Quinta da Torre de Vila Boa, em Joane, com a sua propriedade chamada antigamente Bouça dos Abades, ora da Pica, em S. Martinho de Pousada de Saramagos e também a leira de Linhar de Louro, sita na Agra do mesmo nome, em Santa Maria de Airão.
1821 — Em sessão das cortes gerais, o deputado Faria de Carvalho, por parte da comissão de legislação, leu o parecer sobre o requerimento de João Baptista Gonçalves Sampaio, egresso dominico do convento de Guimarães. Foi aprovado e encarregada a comissão de redigir um decreto que em geral habilitasse os egressos e todos os clérigos para poderem, como qualquer outro cidadão, adquirir toda a sorte de bens e dispor deles por contrato ou por última vontade, mesmo a benefício e em sucessão de um a outro clérigo.
1829 — Por acordão da Alçada do Porto foram condenados 23 réus pelos crimes de rebelião cometidos na que principiou no Porto em 16 de Maio de 1828, sendo 12 à pena de forca e 11 a diversos degredos, sendo um destes António José Vieira Mendes "O Tamenqueira", natural da vila de Guimarães e negociante na mesma, de 42 anos, casado, para Bissau por 10 anos e 200$000 réis para despesa da Alçada. ( Foram 10 mártires da liberdade enforcados a 10-V no Porto, na Praça Nova. )
1863 — Portaria em que o Governo contempla o asilo de Santa Estefânia com uma inscrição do valor nominal de um conto de reis.
1873 — O provedor da Misericórdia fez saber à mesa, em sessão, a qual ficou inteirada, que: "havendo recebido um ofício da mesa da venerável Ordem terceira de S. Francisco, no qual esta viera espontaneamente dar as mais lisonjeiras satisfações pelo insulto que o cantor-mor daquela ordem (era o padre Eugénio da Costa araújo Mota, também capelão do coro da mesma Misericórdia fizera ao capelão-cantor da Santa Casa (padre António Joaquim Teixeira) e na pessoa dele a toda a corporação, interrompendo-o quando este cantava o Memento no enterro do nosso irmão António Francisco das Neves, ele provedor respondera, também por ofício, agradecendo aquelas cordiais explicações. - (Os 2 padres andavam a ferro e fogo. J. L. F.)
1900 — A Associação Comercial em assembleia geral, vendo que ultimamente na Câmara dos Deputados fora apresentado um projecto de lei permitindo a livre importação no país aos objectos destinados ao equipamento do exército, projecto que muito prejudica a indústria e comércio de curtumes desta terra, resolveu que a direcção estudasse o assunto e representasse pela forma mais conveniente ao parlamento pedindo a modificação do projecto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home