Efemérides: 4 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1631 — No Mosteiro de Pombeiro faleceu o vimaranense frei Martinho da Apresentação, anteriormente Martinho Golias, ex-Dom Abade Geral da Ordem Beneditina.
1778 — O dr. Desembargador António Benvenuto Jorge, provedor desta comarca, faz entregar, na sacristia da Colegiada, em cumprimento da ordem régia, aos procuradores da restaurada Irmandade de S. Pedro, de todas as imagens, alfaias, sinos, pratas, etc, que a Colegiada havia recebido quando por sua influência fora extinta a dita irmandade.
1795 — Alvará régio, referendao pelo ministro José de Seabra da Silva, em que a rainha comemorando o seu júbilo pelo nascimento de seu neto, o príncipe da Beira, concede Carta de Conselho ao D. Prior de Guimarães e aos futuros sucessores, atendendo a que esta dignidade ( da igreja que serviu de capela real a D. Afonso Henriques ) é uma das primeiras do reino para a qual sempre os reis "nomearam cuidadosamente os eclesiásticos mais distintos em qualidades, virtudes e merecimento."
1803 — O Cabido despachou, com 24 varas de pano de linho, que custaram 6$600 réis, o requerimento em que o enfermeiro do Convento de S. Francisco pedia esmola para roupa branca, especialmente lençóis, por a enfermaria estar necessitada dela, visto o rendimento da comunidade mal chegar para o sustento e vestido dos religiosos.
1807 — Para acalmar desordens que amiudadas vezes se davam nos diferentes pontos da vila, resolve a Câmara dividi-la em 8 bairros, nomeando para cada um deles um juiz que rondasse com seus homens o bairro respectivo.
1832 — O padre Marcos Soares Vaz Preto, depois D. Prior de Guimarães, pregou a 1.ª vez diante do imperador D. Pedro, em angra do Heroísmo. S. M. Imperial chorou e, quando o padre lhe beijou a mão, o imperador deu-lhe um abraço e o fez pregador da pessoa da rainha. - Notícia do "Periódico dos Pobres do Porto"
1834 — Por serem os anos de S. M. a Srª D. Maria II, houve, à aurora e meio-dia, fogo do ar e repiques, de tarde saiu um bando acompanhado pelas bandeiras dos ofícios pelo qual a Câmara convidava a por luminárias à noite. PL.
1834 — Alguns voluntários do batalhão móvel desta vila foram para Basto para lá aclamarem a Sra. D. Maria II, a qual os frades e algum povo daquele concelho não quiseram reconhecer. PL.
1846 — D. Luísa Martins Costa, da Casa de Minotes, e marido Domingos Cardoso de Macedo, doam à Ordem 3ª de S. Domingos 8000$000 réis para fundo do hospital e 200$00 réis para despender nas obras do mesmo.
1875 — Carrossel no Salgueiral. - Vide "Religião e Pátria".
1929 — Morreu João Franco.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home