Efemérides: 4 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1439 — É confirmada por El-rei D. Afonso V a carta de nomeação e privilégio que El-rei D. Duarte passara a favor de João de Guimarães, residente em Lisboa, e por ele chamado "para haver de lavrar em suas obras", concedendo-lhe a tença anual de nove mil libras.
1683 — Fazem as primeiras senhoras recolhidas a sua entrada solene no convento das Capuchas, acompanhadas pelo Cabido da nossa Colegiada, clero e todas as religiões da vila. NB : Não sei onde o padre Caldas apanhou esta notícia. J. L. F.
1807 — Para acalmar desordens que amiudadas vezes se davam nos diferentes pontos da vila, resolve a Câmara dividi-la em 8 bairros, nomeando para cada um deles um juiz que rondasse com seus homens o bairro respectivo.
1832 — Às 8 horas da noite deram uma grande maçada a um ourives que morava a S. Bento, chamado Pinto, por ter opinião de ser constitucional, o qual veio para casa nos braços. Foi-lhe dada na ponte do Campo da Feira. PL.
1864 — O vimaranense Sebastião Augusto de Magalhães Brandão dá, no teatro de D. Afonso Henriques, um variado espectáculo de prestidigitação, em benefício das obras das torres da igreja de Nª Sª da Consolação e Santos Passos. Por ser a primeira vez que fez os seus trabalhos em público, estando a casa literalmente cheia, foi muito feliz nas sortes que executou, revelando em todas muito estudo e engenho, pelo que foi muito aplaudido. O actor Abel, que não se achava nesta cidade, representou também uma comédia.
1881 — Principiou a demolição as casas da Irmandade de S. Pedro, que estavam em frente ao corpo da igreja, para as obras da conclusão (frente toda) da mesma basílica. - Vide 4-VII-1881
1888 — Foi arrematada por 5:655$000 réis a construção do lanço da estrada das Taipas a Brito, entre as Taipas e Vila Nova de Sande.
1910 — Vieram a esta cidade, em excursão, os barbeiros de Braga.
1929 — De manhã inauguração dos telefones, à noite marcha milanesa.
1929 — Morreu João Franco.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home