Efemérides: 2 de Abril
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1403 — Carta de El-rei D. João I, em Santarém, restituindo ao termo de Guimarães as terras que os reis antecessores e ele mesmo tinha doado ao conde D. Álvaro Peres de Castro, e seu filho D. Pedro e a Vasco Martins de Melo e a Gonçalo Vasques de Melo seu filho, e das jurisdições cíveis e criminais delas e mero misto império, que por grandes tempos estiveram apartadas e sobre si, agora compradas por ele rei ao Gonçalo Vasques de Melo.
1588 — Alvará régio concedendo à Misericórdia poder expropriar os prédios precisos para fazer a sua casa e igreja na Rua Sapateira. Foi passado em Lisboa.
1723 — Por escritura na nota do tabelião
1837 — "De tarde, saiu em procissão, pelas principais ruas da vila, a milagrosa imagem de S. Sebastião, afim de que Deus Nosso Senhor, por intercessão deste seu santo, livrasse a todo o reino, e com especialidade a esta vila, da grande epidemia chamada gripe, a qual tinha atacado grande número de pessoas, não sendo com tudo muito mal o seu resultado, porque poucas pessoas morreram dela, isto é na vila, porque na aldeia ainda morreu bastante gente". PL.
1851 — A Câmara Municipal aprovou novo código de posturas que foi confirmado pelo conselho distrital em 21 de Maio seguinte, ficando sem efeito o aprovado em 12 de Novembro de 1842
1872 — Instalação do Banco de Guimarães, na casa nº 29 da Praça de S. Tiago, principiando a funcionar em 1 de Fevereiro de 1873.
1891 — Alvará concedendo à companhia do caminho-de-ferro de Guimarães a Bougado a exploração da linha-férrea desde Guimarães a Fafe.
1916 — Publicou-se o nº 1 do Jornal " O Pardal", semanário humorístico e literário; director e editor:
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home