Editado novo guia da Citânia de Briteiros
"...No último quartel do século XX e, principalmente, nos primeiros anos do novo milénio, surgiram novos desenvolvimentos relativos ao conjunto arqueológico da Citânia e do Sabroso que justificam a necessidade da edição de um novo guia. (...) Os resultados traduzem-se fundamentalmente numa significativa humanização do espaço da Citânia, sobressaindo os conhecimentos do quotidiano dos povos castrejos, os seus gostos, a alimentação, as actividades económicas, os interesses sociais, dando personalidade à monumentalidade do espaço construído, numa deliberada intenção de atenuar a mera descrição arqueográfica de objectos. Os registos e intervenções do arqueólogo orientam-se, agora, também, para a procura da dimensão social e cultural das construções dos povos que ocuparam a Citânia e, com ela, a formulação de novas interpretações deste conjunto arqueológico." (do prefácio da Direcção da SMS)
Com estas palavras, a Direcção da SMS introduz o leitor ao novo guia da Citânia de Briteiros, que pretende sobretudo uma actualização interpretativa do espaço, que até há pouco tempo apenas contava com as sucessivas reedições do guia de Mário Cardozo. Não obstante continuar a disponibilizar-se esta velha publicação, constituíndo por si um documento histórico que marca a investigação em Briteiros no século XX, o recém-editado guia, disponível na SMS, na Citânia e no Museu da Cultura Castreja a partir desta semana, pretende dar um visão o mais abrangente possível da estação arqueológica.
"Citânia de Briteiros. Povoado Proto-histórico" em versão bilingue, visa também facilitar o acesso à informação e à cultura de todo o tipo de públicos culturais.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home