Efemérides vimaranenses: 30 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1601 — Gonçalo Pires, abade de S. Vicente de Passos, do termo de Guimarães, toma posse do campo da Lamela, que era pertença da quinta da Portela, da dita freguesia, o qual, por escritura feita por Jerónimo Soares tabelião de Monte Longo em 25 de Março deste ano, fora doado por Francisco de Abreu Lobo, cavaleiro fidalgo e sua mulher Petronila Golias, moradores na dita quinta, à ermida de S. Sebastião novamente ordenada na mesma freguesia, da qual ele abade era padroeiro.
1605 — Carta regia que manda ao Cabido conte no chantrado e conesias a Afonso Furtado de Mendonça enquanto estiver ao serviço de el Rei. O Cabido respondeu negativo por obstar o Concílio Tridentino e um estatuto jurado que só os presentes ganhem.
1693 — Alexandre do Vale Peixoto, morador na sua casa do Carvalho da Arca, em Polvoreira, fez testamento e nele ordena: quer ser sepultado na sua capela de Nossa Senhora da Anunciação, que se acabaria de fabricar dos seus bens, instituindo nela missa aos domingos e dias santos; por sua alma e de sua mulher Paula dos Guimarães, pais e parentes, incluindo nestas a missa semanal instituída por sua 1.ª mulher Brites de Sá. Vinculou todas as suas quintas de prazo e esta do Carvalho de Arca em morgado de que seria administradora sua filha Rosa, passando para suas filhas Brites e Jerónima, se a outra falecesse solteira. Em 1720 seu genro, Luís Brandão Pereira de Lacerda, registou o testamento.
1747 — 5ª feira Santa - O Arcebispo de Braga, D. José de Bragança, celebra com grande pompa na Colegiada a sagração dos Óleos e o Lava-pés. De tarde percorreu as igrejas em visitas às “Casas do Senhor”.
1757 — Provisão, a instancias de D. Teresa de Vasconcelos, da cidade de Lisboa, administradora da capela de Santa Margarida, instituída em S. Miguel do Castelo pelo Chantre de Évora, Martim Pais, nomeando o bacharel José António de Freitas Sampaio, desta vila, para fazer o tombo dos bens da dita capela, o qual, pela dita provisão, nomeou escrivão António Lopes de Morais.
1837 — Foi a Ordem de S. Francisco e mais algumas irmandades desta vila por S. Roque da Serra e o conduziram em procissão para a capela do mesmos Terceiros, a aí fizeram Preces por 3 dias para que Deus Nosso Senhor livrasse os habitantes desta vila da grande epidemia (gripe, espécie de catarro) que grassava na mesma, não tendo deixado de atacar uma terça parte dos habitantes, morrendo contudo dela muito pouca gente. Também houveram Preces em S. Sebastião.
1866 — -Sexta feira Santa – À noite, na Colegiada, houve sermão de Lágrimas ou da Soledade de Maria Santíssima, pelo abade de Santo Tirso de Prazins, e 7 palavras de Jesus. A orquestra do maestro espanhol D. Jerónimo Romão, cujo acto foi a expensas dos partidários desta música que andavam em rivalidades com a da “Boa União”.
1869 — Instalação da Ordem 3ª do Carmo até ali Irmandade.
1886 — Em a câmara dos deputados, Adolfo Pimentel protesta contra a solução que o Governo (progressista) pretendia dar à questão brácaro-vimaranense advogando a autonomia municipal com desprezo da integridade do distrito, e o visconde de Pindela (vimaranense) deputado por Braga, interrompeu-o, sustentando que ficava incólume a integridade.
1888 — A Câmara resolve não cumprir as instruções, para cobrança dos emolumentos, que o governador civil do distrito, o vimaranense que se chamava visconde de Pindela, a requisição do tribunal administrativo enviou às Câmaras, administrações e comissões do recrutamento, as quais “eram primorosas pela ilegalidade e pouca delicadeza”.
1899 — Quinta-feira Santa – Na igreja da Misericórdia não há exposição nem sai a procissão do Ecce Homo. Efeitos da política.
1906 — Toma posse da administração do concelho o Dr. António Coelho da Mota Prego
1932 — Na noite de hoje para amanhã foram adiantados os relógios.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home