Efemérides vimaranenses: 28 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1498 — Carta de El-rei D. Manuel, em Lisboa, mandando que a feira anual de 7 de 17 de Agosto, passe a ser, daqui em diante, de 15 a 25 do mesmo mês de Agosto, mudança esta prejudicando a outra alguma feira, cuja transferência para 15 foi pedida por ser este dia o princípio de uma Romagem.
1576 — Baltazar Fernandes Sodré, cavaleiro fidalgo, fundador da capela de Nossa Senhora da Consolação, no Codeçal (Campo da Feira) dota-a com 600 réis impostos em umas casas da Rua Nova do Muro, destinados à fábrica, pagos por dia da Natividade de N. Senhora.
1869 — Num largo interior do convento de S. Francisco, que agora dá entrada para as aulas do sexo masculino da Ordem Terceira, em um “Circo Olímpico” que aí construíram e assim o denominaram, dá o seu 1º espectáculo, às 4 horas da tarde, uma companhia equestre e ginástica (que era parte da que havia estado no Porto e em Braga), tomando parte o seu ex-director Hersog. Durante o espectáculo tocaram duas bandas de música, dentro a de D. Jerónimo Romão e fora a do Lucínio, que andavam em grande rivalidade. A concorrência de espectadores foi grande, sendo preciso suspender a venda de bilhetes, e antes de principiar o espectáculo caiu uma das bancadas da plateia inferior com mais de 30 pessoas que sofreram maior susto do que incomodo, a não ser João José Barbosa Guimarães, que teve um ferimento, parecendo ao princípio que era de gravidade.
1834 — “Auto de Aclamação da Rainha a Senhora Dona Maria segunda e da Carta Constitucional e nomeação dos membros da câmara municipal.”
1836 — São espancados alguns realistas por um grupo de constitucionais, que os julgaram envolvidos numa conjuração que se tramava na Galiza, de acordo com os miguelistas da província do Minho, inclusive de Guimarães. P. L.
1893 — A Comissão Municipal, por escritura pública, contratou com a Direcção da Companhia Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães a organização e dotação do serviço da extinção de incêndios.
1895 — Saiu o 1º do jornal quinzenário “O Melro” humorístico e literário editor Luís Teixeira.
1895 — Deu o seu espectáculo de despedida uma companhia de zarzuela, dirigida por D. José Martinvale. Partiu daqui para Famalicão.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home