Efemérides: 28 de Março
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1400 — Carta de El-rei D. João I, em Santarém, mandando que, o Prior e Colegiada de Guimarães e todos os que moram nas suas herdades e coutos, sejam aliviados de pagar peitas e fintas, tanto as lançadas como pelos concelhos, ou outros quaisquer encargos nem lhes tomem os familiares, gados e alimentos, nem vão à guerra nem os seus filhos, porque tudo era seu privilegiado.
1855 — A Câmara representa a El-rei, pedindo autorização para duas expropriações. – uma casa térrea na rua dos Trigais e 3 oliveiras na mesma rua. – muro e arco, e uma casa, de S. Bento
1874 — O ministro do reino,
1883 — O deputado António José d’Ávila, apresenta na respectiva câmara uma representação da vereação de Ribeira de Pena, pedindo que fosse aprovado um projecto de lei autorizando o Governo a mandar construir um caminho-de-ferro de Guimarães a Chaves pelo vale do Tâmega.
1886 — À noite, 2 indivíduos dando vivas à Cidade de Braga, originaram sério conflito com diversas pessoas, de que resultou ficarem os 2 esfaqueados e um deles gravemente em perigo de vida.
1888 — Caiu neve em flocos por espaço de 1 quarto de hora, tornando tudo branco.
1892 — O par do reino Hintz Ribeiro apresenta em sessão o parecer da comissão de fazenda sobre o projecto de lei que concedia à câmara municipal o convento e igreja das Dominicas.
1895 — Saiu o 1º do jornal quinzenário “O Melro” humorístico e literário editor Luís Teixeira.
1904 — Portaria fazendo provisoriamente a adjudicação da construção as linhas-férreas de Braga a Guimarães, Braga a Monção e Viana à Ponte da Barca. Diário do Governo, nº 9 de 12-IV-1904.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home