Efemérides: 25 de Março
O Museu da
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1645 — Tem esta data um Estatuto que o D. Prior D. João Lobo de Faro deu ao Cabido, assinado só por ele D. Prior, quase em tudo igual ao que o Cabido havia concluído estando sede vacante em 20 de Março de 1629
1699 — Principia a construção da actual capela-mor da igreja da Misericórdia, a qual foi reformada e alteada no ano de 1759.
1834 — - Diz o Pobres no Porto: Há dias que sabíamos que o façanhudo Raimundo tinha mandado ordem ao governador militar de Guimarães para prender o barão de Vila Pouca, logo que se soubesse que nós tentávamos fazer aqui algum movimento, à qual, segundo nos foi asseverado por pessoas vindas daquela vila (Guimarães), o mencionado governador quis dar ontem execução, mas não chegou a efectuar prisão, porque o Barão iludiu os oficiais agarrantes e safou-se, diz-se que para o concelho de Vieira a reunir-se à guerrilha que ali andava; o que causou muito abalo em Guimarães, onde depois daquele facto entrou alguma tropa de cavalaria rebelde, receava-se que a casa do Barão sofresse algum estrago.
1875 — 5.ª Feira Maior – Das 8 para as 9 horas da manhã sente-se nesta cidade um grande tremor de terra, acompanhado dum vulcânico estrondo. Na madrugada do dia seguinte repetiu, mas com menos força.
1888 — - Domingo – A noite acende-se pela 1.ª vez o farol que Albano Ribeiro Belino mandara colocar na Penha, cujo lampião tinha os vidros de cores verde, branco e vermelho. Foi porque pouco antes tinha-lhe saído um prémio da lotaria.
1891 — Inauguração da associação de classe dos operários curtidores e serradores. Às 10 horas da manhã houve missa rezada na igreja
1903 — Inauguração da música dor irmãos “Guises”.
1919 — Tendo as autoridades locais instalado arbitrariamente no edifício da
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home