Efemérides: 24 de Março
A Escola Francisco de Holanda em 1893
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1650 — A Câmara manda por a pregão a construção de 8 cadeiras, para seu assento nas festividades, sendo de madeira de nogueira preta com pregaria de bronze dourada, franjas de ouro, feitas ao costume, com toda a perfeição, pelas da Câmara do Porto, sendo o veludo, dado por esta Câmara, que estariam prontas em véspera corporis christi.
1834 — Vai Manuel Joaquim, da Caldeirôa, como Juiz Vereador desta vila, à casa de Vila Pouca para fazer sequestro aos bens do Barão, por ter fugido para a guerrilha constitucional de Vieira. P. L.
1889 — No comboio das 11 da manhã deste dia 24 (e não do dia 25, como por engano publiquei no nº 216 de “O Progresso”), chegou o conselheiro Madeira Pinto, sendo esperado na gare pelo corpo docente da escola industrial “Francisco de Holanda”. Veio tratar de negócios respeitantes à mesma escola.
1897 — Decreto mandando proceder à construção do lanço entre a Portela de Gonça e Arosa, da estrada distrital nº 17, Guimarães à Ponte sobre o rio Ave e a Póvoa de Lanhoso, autorizando o director das obras públicas do distrito de Braga a gastar nesta obra, neste ano económico, até 1.000$00 réis.
1905 — Na noite deste dia para o seguinte é apagado o emblema, esquadro e compasso, que estava esculpido em alto relevo, em pedra na frontaria do edifício da Associação Artística Vimaranense, por baixo da sacada e encimando a janela que está por cima da porta principal. Tal escudo que alguns sócios, estúpidos viam como emblema da Maçonaria foi de novo esculpido, mais tarde.
1906 — Decreto nomeando governador civil de Coimbra o conselheiro Dr. José Coelho da Mota Prego, ilustre vimaranense.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home