Efemérides: 26 de Março
Jornal o Republicano
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1568 — A Câmara defere o requerimento do D. Prior D. Fulgêncio de Bragança, concedendo-lhe licença para mandar fechar a viela que vinha por trás das casas do arcipreste e arcediago (?) por ser muito perigosa para a entrada e saída das suas casas, especialmente de noite, e por de dia se praticarem nela actos desonestos.
1685 — Lança-se a primeira pedra, benzida pelo padre Manuel de Meireles, confessor do recolhimento das Carmelitas, para a fundação do convento do Carmo, fundado pelo mercador moço
1733 — Nasce Rodrigo de Sousa da Silva Alcoforado, 1.º barão de Vila Pouca.
1751 — Um Breve de Benedito XIV eleva a igreja de S. Pedro à categoria de Basílica, a primeira que na arquidiocese se reconhece e a terceira que ilustra o orbe lusitano; assim o diz Freitas Sampaio, no seu “Elogio métrico”
1857 — Portaria do ministério das Obras Públicas, significando à direcção da “Companhia Viação Portuense” quanto convinha que ela fizesse começar com a maior brevidade possível as obras de construção da estrada de Vila Nova de Famalicão a Guimarães, apressando por essa forma a realização dos benefícios que da sua abertura deviam resultar à província do Minho.
1865 — É a data dos primeiros estatutos da
1865 — No teatro circo (de uns ambulantes) reúnem-se muitos cidadãos, para tratar dos meios de fazer baixar o preço dos géneros alimentícios. Depois de orarem diversos indivíduos, foi nomeada uma comissão para estudar o assunto e apresentar o resultado das suas investigações em outra reunião.
1875 — Houve um tremor de terra; diz-nos um cronista curioso “que fez admirar todo o mundo”.
1883 — O Dr. Bernardino Machado deputado por Lamego, apresentou na câmara dos deputados um projecto de lei tendente a conceder à
1916 — Publicou-se o n.º 1 do jornal “O Republicano”, propriedade do Centro Democrático Vimaranense – aos sábados – editor e administrador (Pe.) António de Jesus Teixeira, redactor principal Dr. Eduardo d’Almeida.
1938 — - Sábado – Às 11 da noite foram adiantados os relógios uma hora, principiou o dia 27.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home